quinta-feira, 31 de março de 2016

Gente da Gente





LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA
A ORIGEM
O sertanejo é antes de tudo um forte. Cunhada pelo escritor Euclides da Cunha, a frase parece se ajustar à personalidade de Lula desde seu nascimento. Nordestino, pobre, sétimo filho de um casal de lavradores analfabetos, Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 1945 numa casa de dois cômodos e chão de terra batida no Semiárido pernambucano. Sem luz, água encanada, banheiro ou sapatos, o menino tinha 7 anos quando montou num pau-de-arara e, cumprindo a sina de milhares de outros brasileiros, "despencou" para o sul-maravilha com a mãe e os irmãos, a fim de reencontrar o pai, que havia retirado semanas antes de Lula nascer, em busca de uma vida melhor longe da seca e da miséria. Instalado no litoral paulista, Lula começa a trabalhar ainda criança, no cais de Santos, para ajudar nas despesas de casa. Ambulante aos 8 anos e engraxate aos 9, vira ajudante de tinturaria no início da adolescência, quando muda-se para São Paulo com a mãe, agora separada do pai, e os irmãos solteiros. Conclui o ginásio e, empregado numa metalúrgica aos 14 anos, é admitido no curso técnico de torneiro mecânico do SENAI.

A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Lula é o primeiro operário a instalar-se como inquilino no Palácio do Alvorada. Seus dois governos são marcados principalmente pela implementação bem sucedida de programas de distribuição de renda, como o Bolsa Família, e de acesso dos mais pobres a linhas de crédito, salários mais altos, geração de empregos e melhor qualidade de vida em educação (Prouni, 14 universidades criadas...), moradia (Minha casa, minha vida), infraestrutura e saneamento (Luz para Todos, Programa de Aceleração do Crescimento) e outros. A relação do governo com a população ganha uma outra qualidade, com a realização de mais de 70 conferências nacionais e a abertura sistemática do Palácio do Planalto a diferentes grupos da sociedade civil organizada. Reeleito para um segundo mandato, Lula realiza o feito inédito de eleger sua sucessora, Dilma Rousseff, e chega ao final do governo com recorde de popularidade: sua administração é aprovada por 87% da população em dezembro de 2010, diz o Ibope. As estatísticas de desemprego e de famílias abaixo da linha de pobreza são as menores desde o início dessas medições.

LULA: LÍDER E PRESIDENTE QUE FEZ A DIFERENÇA PARA A CLASSE MENOS PRIVILEGIADA!
Amigos,
Falar mal de Lula é até fácil, mas difícil é ser Lula e criar: Samu, Luz para todos, PROUNI, 422 escolas técnicas, 18 universidades, 173 extensões universitárias, Programa Fome Zero, elevar o Brasil para a quinta potência, Cotas, Zerar IPI e segurar o emprego do povo em plena crise, tirar o Brasil do mapa da fome, etc. e ainda Fazer o Brasil ser reconhecido mundialmente. Esse é Lula, o novo Ministro da Casa Civil, e espero que vença a democracia, portanto eu digo: “Não ao golpe”.  Paz e Luz... Sempre!
Valéria.













 

Um comentário:

  1. Este é o Nordestino que deixa os carreiristas, os que na idade produtiva candidatam-se a cargos políticos no nosso
    Pais com o intuito de estabelecer-se para sempre, de cabelo em pé, ao ponto de na conjuntura atual impedi-lo de ocupar o cargo de Ministro, temendo que ele cresça politicamente e na próxima eleição se candidate e venha o ocupar o cargo de Presidente do Brasil novamente.

    ResponderExcluir