domingo, 16 de dezembro de 2012

Cantinho da Val




“Uma breve reflexão sobre a importância do trabalho coletivo”

Redigir uma matéria não é tarefa simples. O peso da responsabilidade de se saber lido pelos alunos e colegas de trabalho exige de mim, um empenho em querer fazer sempre o melhor, como se eu estivesse dentro de uma gigantesca sala de aula sendo observada por milhares de alunos, ávidos de conhecimento e informação. É por isso, caríssimos, que decidi fazer uma breve reflexão sobre a importância do trabalho coletivo.
Um trabalho em grupo não pode ser uma colcha de retalhos em que cada pedaço é feito por uma pessoa: juntam-se todas as partes, mistura-se de qualquer jeito e pronto. O resultado é desastroso. Cuidado!Essa é uma forma errada de construir um trabalho em grupo. Trabalhar em grupo exige, entre outros fatores, compartilhar ideias (que enriquecem muito mais se forem conflitantes, divergentes), informações, reflexões e ações; respeitar e preservar a individualidade e as produções do outro, percebendo-o como ser pensante, como um sujeito único e importante para o grupo; acolher o outro é fundamental para que o mesmo perceba-se ou sinta-se fazendo parte do grupo; ter autonomia e iniciativa para emitir opiniões e críticas desde que sejam construtivas; estar comprometido com a tarefa que o coletivo pretende dar conta, afinal não podemos participar de um grupo se não nos identificarmos com a tarefa que o mesmo se propõe a realizar; avaliar ações e atitudes de forma dialogada, com ética e respeito. Enfim, o trabalho coletivo deve estar voltado para a construção de um perfil de cidadão que, obviamente, não é neutro, mas vinculado a concepções de Educação e Sociedade. Para tanto é fundamental (e um grande desafio!) que nós nos percebamos como seres individuais sim, mas integrados a uma coletividade com características sociais, políticas, econômicas e históricas comuns, capazes de enxergar a realidade, discutir, produzir, exigir e propor soluções para problemas reais da coletividade e, consequentemente, atender também à individualidade. Na verdade, tudo não passa de um quebra-cabeça que deve ser montado coletivamente, com a participação de todos os integrantes. Para isso, é necessário organização, bom senso e mangas arregaçadas para pesquisar, trabalhar. É um grande desafio democrático que exige de todos que tenham pontos de partida (princípios) e pontos de chegada (objetivos) comuns.
Pense nisso!


Culinária



Com estas receitas e com ingredientes fáceis de ser encontrada (e que talvez você até os tenham na despensa de casa), sua festa será o maior sucesso!
Capriche na mesa da ceia de Natal! A data merece!


PERU AO MEL
INGREDIENTES
. 1 Peru temperado congelado
. 4 colheres (sopa) de margarina
. Mel a gosto
Modo de preparo
Cerca de 72 horas antes do preparo, retire o peru do freezer e acomode-o ainda embalado numa assadeira na parte de baixo da geladeira. Depois desse tempo, remova a embalagem, retire o saquinho com os miúdos do interior da ave e reserve para fazer uma farofa, se quiser. Prenda as asas junto ao peito da ave com palitos e cruze as coxas, amarrando-as com fio dental. Cubra com papel-alumínio, leve ao forno médio (200ºC) preaquecido (o tempo para assar depende do peso da ave). Retire o papel-alumínio e volte ao forno, besuntando com três colheres de margarina a cada 40 minutos, até que o termômetro pule. Passe o restante da margarina e o mel e deixe dourar mais alguns minutos. Retire o peru do forno, acomode-o numa travessa, retire os palitos, o fio dental e sirva.
Dica:
Faça uma farofa rica em miúdos para acompanhar

INGREDIENTES

·         1 Kg de farinha de trigo
·         100 g de fermento biológico
·         200 g de manteiga
·         200 g de açúcar
·         15 g de mel
·         8 gemas
·         10 g de sal
·         250 g de frutas cristalizadas
·         150 g de uvas passas embebidas no rum
·         1 pitada de vanilina ou aroma de baunilha
·         raspas e suco de laranja
·         água até dar o ponto

MODO DE PREPARO
*       
*      Numa vasilha, misture 100 g de farinha, o fermento e um pouco de água
*      Fica com aparência de esponja
*      Deixe descansar por 15 minutos e depois adicione o restante dos ingredientes, colocando as frutas cristalizadas e as uvas sempre por último e faça uma massa bem macia.
*      Deixe descansar, coberta por um pano, durante 20 minutos e em seguida, faça os modelos, coloque nas formas e deixe descansar novamente até quase atingir o dobro.
*      Leve para assar numa assadeira ou em forma de papel, colocando num forno aquecido a uma temperatura média de 180 graus.



Curiosidades


Você sabe quem foi Papai Noel? E como surgiram os costumes de presentear no Natal? Abaixo estão cinco fatos curiosos sobre o Natal.
1. A ceia de Natal – A origem é controversa: alguns dizem que representa a Santa Ceia, em que Jesus e os Apóstolos comemoraram a Páscoa dos judeus. Outros afirmam que a ceia de Natal vem do costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos. Os visitantes jantavam com a família que os recebia, confraternizando à mesa, com bastante comida.

2. Os presentes de Natal – A origem dos presentes tem versões religiosas e pagãs. A religiosa diz que o costume se baseia no gesto dos reis magos, que presentearam Jesus com incenso, ouro e mirra. A pagã vem das Saturnálias, comemoração que acontecia em dezembro na Roma antiga. Era uma espécie de carnaval e a troca de presentes fazia parte da confraternização. Já o costume de pôr presentes sob a árvore de Natal começou no século XVI, durante o reinado de Elizabeth I na Inglaterra. Ela promovia festas natalinas e recebia muitos presentes, que acabavam sob uma árvore de natal, tamanha era a quantidade recebida
3. A árvore de Natal – Os egípcios usavam galhos verdes de palmeiras nas festas de dezembro como sinônimo de vida, energia e fertilidade. Os druidas decoravam carvalhos em suas festividades. A árvore também é parte dos costumes pagãos dos antigos povos nórdicos. O pinheiro, ao contrário da maioria das árvores, permanece verde no inverno e por isso é considerado símbolo de vida.


4. O presépio – Em 1223, São Francisco de Assis construiu o primeiro modelo de presépio, reconstituindo o ambiente onde Jesus nasceu. Depois o costume se difundiu entre os cristãos, das casas nobres europeias às classes mais pobres.



5. Papai Noel - O bispo são Nicolau, que viveu na Ásia Menor, no século 4º, é o inspirador desta lenda. Ele era rico e costumava distribuir presentes às crianças pobres. Em pouco tempo a sua história espalhou-se também pela Grécia e pela Itália. Foi transformado em santo pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele. Em 1809, o escritor Washington Irving popularizou a história de São Nicolau nos Estados Unidos, descrevendo Santa Claus como um duende gorducho que aparecia nas noites de Natal e distribuía presentes montado num cavalo voador. Em 1931 o velhinho ganhou a roupa vermelha e branca, graças a uma propaganda da Coca-Cola.
Aproveite o dia e Feliz Natal!
[


Dicas Importantes






Organize sua Geladeira

Para que os alimentos fiquem bem acondicionados na sua geladeira, siga algumas regras básicas: 
• Armazene as verduras e legumes nas gavetas a ele reservadas. 
• Não encha as prateleiras, para que o ar circule nas melhores condições. 
• Nunca guarde alimentos ainda quentes, para não aumentar a temperatura da geladeira. 
• Nunca coloque alimentos cozidos ou carne e peixes crus destampados junto a outros alimentos.



Alimentos que não se deve Congelar

Se você quiser preparar alimentos para congelar, aqui estão alguns que não se deve congelar: batatas cozidas, carne seca, conservas, creme e pudins que levem amido de milho em seu preparo (eles soltam água quando descongelados), gelatina (talha ao ser descongelado) e maionese. 


Limpando seu Micro-ondas

Coloque um recipiente com água e uma casca de limão no seu interior e ligue-o até que a água ferva e faça bastante vapor.
Retire o recipiente e passe um pano úmido.




Plástico Aderente

Sempre que se usa plástico aderente para tampar qualquer recipiente, é uma dificuldade conseguir mantê-lo esticado, pois a tendência é ele ficar enrugado. Para resolver esse problema, guarde-o na geladeira. 



Flores mais Frescas

Para prolongar a vida das flores que acabou de comprar ou ganhar, não se esqueça de eliminar todas as folhas do caule antes de colocá-las na água. Isso evita que elas apodreçam.

Fotos
















Frases do Mês






"Natal, minha criança, é amor em ação. 
Toda vez que nós amamos, toda vez que nós damos, é Natal." 
(Dale Evans Rogers)



Que é o Natal? É a ternura do passado, o valor do presente e a esperança do futuro. É o desejo mais sincero de que cada xícara se encha com bênçãos ricas e eternas, e de que cada caminho nos leve à paz. (Agnes M. Pharo) 






"Há mais, muito mais, para o Natal do que luz de vela e alegria; É o espírito de doce amizade que brilha todo o ano. É consideração e bondade, é a esperança renascida novamente, para paz, para entendimento, e para benevolência dos homens.” (Autor desconhecido)

Gente da Gente





A família é o nosso fundamento, a base do nosso futuro. A família não nasce pronta, constrói-se aos poucos, é o nosso laboratório de amor. Não podemos esquecer que a Educação dada pela família, através dos padrões de ética, de moral e de religiosidade é fundamental para nossa formação, pois uma criança que cresce num ambiente familiar onde se respira o amor aprende a amar com toda naturalidade do mundo. Um jovem que vê nos pais um exemplo a ser seguido, encontra outras pessoas e, naturalmente, dá um bonito testemunho de amor, assim aprende a respeitar o seu semelhante. É na família que se aprende a transformar o fel das dificuldades, das amarguras, das incompreensões no mel das atenções e do entendimento. É ali que se exercita a compreensão. Afinal, como a família é uma comunidade, há necessidade de ajuda mútua. Quando a família enfrenta as dificuldades com união, cresce e supera problemas considerados insolúveis. Para que a família progrida no todo, cada um deve se conscientizar de sua tarefa e realizá-la com alegria. A família é abençoada escola de educação moral e espiritual. Enfim, a família precisa de amor para ser bem estruturada. Eu amo a minha família. Ela é meu esteio, o bem mais precioso que possuo. Amigos aprendam a dar valor a essas pessoas tão especiais, que tem um amor enorme por você. Retribuam tudo o que eles te dão, com carinho, amor, felicidade, pois esses são os presentes que nossos pais mais querem.
Muita Paz e Muita Luz pra Todos!
Valéria.



Homenagens





NATAL INFORMÁTICO (JESUS)

Dê um CLIQUE DUPLO neste NATAL!
ARRASTE JESUS para seu
DIRETÓRIO PRINCIPAL.
SALVE-O em todos SEUS
ARQUIVOS PESSOAIS.
SELECIONE-O como seu DOCUMENTO MESTRE.

Que Ele seja seu MODELO
para FORMATAR sua vida:
JUSTIFIQUE-a e ALINHE-a
À DIREITA e À ESQUERDA,
sem QUEBRAS na sua caminhada.

Que Jesus não seja apenas
um ÍCONE, um ACESSÓRIO,
uma FERRAMENTA, um RODAPÉ,
mas o CABEÇALHO, a LETRA
CAPITULAR, a BARRA DE ROLAGEM
de seu caminhar.

Que Ele seja a FONTE da graça
para sua ÁREA DE TRABALHO,
o PAINTBRUSH para COLORIR seu
sorriso, a CONFIGURAÇÃO de sua
simpatia, a NOVA JANELA para
VISUALIZAR o TAMANHO de seu amor,
o PAINEL DE CONTROLE,
para CANCELAR seus RECUOS
COMPARTILHAR seus RECURSOS e
ACESSAR o coração de suas amizades.

COPIE tudo que é bom
DELETE seus ERROS.
Não deixe à MARGEM ninguém,
ABRA as BORDAS de seu coração,
REMOVA dele o VÍRUS do egoísmo.


Antes de FECHAR,
Coloque JESUS nos seus FAVORITOS
e seu Natal será o ATALHO de sua
felicidade! CLIQUE agora em OK
para ATUALIZAR seus CONTEÚDOS!
(Desconheço o Autor)


Memórias


Amigos,

Nada me dói mais que aquilo que carrego comigo, essa desconfortável e profunda dor que as pessoas insistem em chamar de “Lembranças”.
Cada momento que, passamos ao lado de pessoas especiais, Andréa, Carli, Cecília Regina, Clécia, Danielle Calado, Eliane, Graça Lopes, Grácia, Jane, Rosa,Marcos, Sebastião Rosimar, Socorro Pina, Sueli, é insubstituível e ficará para sempre em nossas lembranças.
Deixei para trás as velhas e boas amizades, mas também as mágoas, as más lembranças e as dores. Encerram e iniciam ciclos, pessoas, lugares,... Rotinas. A cada instante, outro dia se vai... Lembrar-se dos amigos que continuam comigo e daqueles que partiram, mas que deixaram um pouco de si e levaram um pouco de mim.
Viajo nas lembranças... Bons momentos valem à pena serem recordados!
O tempo jamais apagará as lembranças de uma vida! Ainda mais quando elas são vividas com tamanha intensidade. Às vezes passam despercebidas, mas naqueles momentos que menos esperamos, elas chegam de repente e nos fazem reviver aqueles instantes maravilhosos, que jamais voltarão. São lembranças que o tempo não apaga! E jamais vai apagar!
De tudo que existe, existiu e sempre existirá na nossa saudade!
Abraços saudosos,

Amiga Val.





Mensagens



Natal...

É o mês de confraternização.
Agradecimento pela vida.
Bênçãos ao filho de DEUS.
União, amor, reflexão!
Que a Paz e a Harmonia encontre moradia em todos os corações.
Que o Amor, a Amizade e a Esperança sejam sentimentos constantes e prevaleçam acima de todas as coisas materiais.
 Que as Tristezas ou Mágoas sejam banidas dos corações, dando lugar apenas ao Carinho.
Que as pessoas procurem olhar mais a sua volta, e não tanto para si mesmas.
Que a Humildade e o Respeito residam na alma e no coração de todos.
Que possamos não só no dia de hoje, mas a cada dia que nasce nos lembrar do que Ele representou e representa para nós, com todo o seu exemplo de vida e amor ao próximo.
Porque o segredo do Natal está dentro da gente, reflita e viva-o intensamente!

Feliz Natal!
Um Ano Novo de Fé e Sucesso!
Muita Luz para todos!
Valéria.




Momento Espírita





Quando Jesus começou a prece dominical, satisfazendo ao pedido dos companheiros que desejavam aprender a orar, iniciou a rogativa, dizendo assim:
- Pai Nosso, que estás nos céus...
O Mestre queria dizer-nos que Deus, acima de tudo, é nosso Pai.
Criador dos homens, das estrelas e das flores.
Senhor dos céus e da Terra.
Para Ele, todos somos filhos abençoados.
Com essa afirmativa, Jesus igualmente nos explicou que somos no mundo uma só família e que, por isso, todos somos irmãos, com o dever de ajudar-nos uns aos outros.
Ele próprio, a fim de instruir-nos, viveu a fraternidade pura, auxiliando os homens felizes e infelizes, os necessitados e doentes, mostrando-nos o verdadeiro caminho da perfeição e da paz.
Na condição de aprendizes do nosso Divino Mestre, devemos seguir-lhe o exemplo.
Se sentirmos Deus como Nosso Pai, reconheceremos que os nossos irmãos se encontram em toda parte e estaremos dispostos a ajudá-los, a fim de sermos ajudados, mais cedo ou mais tarde. A vida só será realmente bela e gloriosa, na Terra, quando pudermos aceitar por nossa grande família a Humanidade inteira.

Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Pai Nosso.
Ditado pelo Espírito Meimei.
19a edição. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1999.




Val Recomenda




Livro: “A Carícia Essencial”
Autor: Roberto Shinyashiki.
Editora: Gente
Ano: 2012
Número de páginas: 134
Resenha/Resumo: Neste livro, o psiquiatra Roberto Shinyashiki, desenvolve a sua teoria sobre a importância das carícias na vida do ser humano.
 o livro  traz detalhadamente o resultado que tudo isso causa na vida de cada um e as boas e eficientes maneiras de encerrar o jogo e começar a viver plenamente, desfrutando e compartilhando carícias entre todos. Um tópico que chama muito a atenção é a discussão proposta pelo autor sobre a estruturação do tempo na vida de cada um. Através de exemplos ele traça perfis básicos de como administramos nosso tempo e as consequências que isso acarreta em nossas emoções e relacionamentos.
Vale a pena conferir!



Filme: “O Mistério da Libélula” (Dragonfly)
Dirigido por: Tom Shadyac
Com Kevin Costner, Joe Morten, Linda Hunt…
Gênero: Suspense / Espiritualista
 Ano de produção: 2002
Sinopse e detalhes:
Joe Darrow (Kevin Costner) é um médico que ficou viúvo recentemente e acredita que sua falecida esposa, Emily (Susana Thompson) esteja tentando falar com ele do mundo dos mortos, usando para isso pacientes que estejam à beira da morte. Além disto, Joe passa a ser perseguido por estranhas e misteriosas libélulas, que o fazem se lembrar cada vez mais da falecida esposa. Ele terá que lidar com uma mistura de ceticismo e fé e descobrir o que, afinal, está acontecendo à sua volta.
Alem do suspense, o filme todo tem um clima místico. Fala de experiências pós-morte.
O roteiro tem uma ótima construção e Costner está excelente no papel.



Título: Adriana Calcanhotto – “O Micróbio do Samba”
Estilo: Música Brasileira
Gravadora: Sony
Ano: 2011.
Sinopse: As composições do disco “Micróbio do samba” foram feitas despretensiosamente ao longo de quatro anos. Quando se deu conta, Adriana tinha armazenado o que renderia, pela primeira vez, um álbum de um tema só. Ela sempre foi uma compositora híbrida. Ela nunca tinha sonhado em gravar um CD só de samba.
Embora distante de suas metas profissionais, ela afirma que sempre se sentiu contaminada pelo estilo. Esse CD e o DVD mostram a forte influência do samba na sua carreira.