terça-feira, 2 de abril de 2013

Cantinho da Val



Por que Sou Espírita?

Como muitos sabem, nasci em um lar Cristão. Meus pais, desde que eu era bem pequena, sempre foram Cristãos Católicos. Cresci como é natural, professando a mesma crença e fé. Aprendi boa parte de minha bagagem atual com o que eu vivenciei na minha infância e adolescência. Contudo, ao adentrar na fase adulta, já com condições de avaliar as consequências de minhas escolhas, optei por mudar a minha base Doutrinária. Tornei-me Cristão Espírita – ou somente Espírita, como muitos conhecem.
Optei pelo Espiritismo por ser uma Doutrina baseada em experimentos, observação, raciocínio, lógica e fé raciocinada. 
Sou espírita. Estudo há alguns anos e frequento um centro Espírita Kardecista perto da minha casa.
O Espiritismo não possui "dogmas" propriamente ditos, mas antes se fundamenta na razão e nos fatos. Sob esse aspecto o Espiritismo é considerado uma Doutrina Tríplice, pois sua estrutura consiste em Ciência, Filosofia e Religião.
Ciência, pois possui como fundamento a parte experimental, ou seja, ideias organizadas sistematicamente a partir dos fatos, dos fenômenos mediúnicos, das manifestações em geral. Para tanto, emprega, efetivamente, o método experimental.
Filosofia, pois a sua temática abrange essencialmente objetos de conhecimento que estão além da experiência sensível, como a existência de Deus, os Princípios constitutivos do Universo (Causas Primárias), as Leis Morais e outros. Para tanto, possui como instrumento seguro o método racional.
Religião, na medida em que seu fim último consiste na restauração do Evangelho e na prática dos princípios cristãos. Importa, porém considerar que, embora de essência religiosa, o Espiritismo não se vale de formalismos exteriores, de práticas sagradas, rituais ou técnicas coletivas, mas a busca de religiosidade dá-se na intimidade afetiva de cada um, a partir de uma atitude interior consciente.
Aprendi com a Doutrina Espírita que sou falha, imperfeita e com com uma larga trajetória a percorrer, e que sendo transparente e encorajando-me ao trabalho do dia-a-dia da seara de Cristo, versando o amor a Deus e ao próximo, poderia me nutrir da esperança de um dia estar ao lado do nosso Pai trabalhando para que nenhum de nossos irmãos se perca, assim como faz hoje o nosso amado mestre Jesus.
Hoje posso dizer, sem qualquer ressentimento, medo ou culpa que a Doutrina Espírita me faz uma pessoa melhor, mais compreensiva e mais humana.
Luz e Paz em Cristo!
Valéria.

Oração Espírita

Oração Nossa

Senhor ensina-nos a orar, sem esquecer o trabalho. 
A dar, sem olhar a quem. 
A servir, sem perguntar até quando...

A sofrer, sem magoar, seja quem for.
A progredir, sem perder a simplicidade.
A semear o bem, sem pensar nos resultados...

A desculpar, sem condições.
A marchar para frente, sem contar os obstáculos. 
A ver sem malícia...

A escutar, sem corromper os assuntos. 
A falar, sem ferir. 
A compreender o próximo, sem exigir entendimento...

A respeitar os semelhantes, sem reclamar consideração. 
A dar o melhor de nós, além da execução do próprio dever, sem cobrar taxas de reconhecimento...

Senhor, fortalece em nós, a paciência para com as dificuldades dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros, para com as nossas próprias dificuldades...

Ajuda-nos para que a ninguém façamos aquilo que não desejamos para nós...

Auxilia-nos, sobretudo, a reconhecer que a nossa felicidade mais alta será, invariavelmente, aquela de cumprir seus desígnios onde e como queiras, hoje, agora e sempre.

(Chico Xavier)







Culinária



VATAPÁ DE ABÓBORA LIGHT

Ingredientes

2 kg de abóbora em cubos;
8 castanhas de caju;
4 castanhas-do-pará;
2 cebolas picadas;
2 dentes de alho;
1 xíc. (chá) de tempero verde (salsa, coentro, cebolinha etc.);
½ pão francês em cubos;
1 xíc. (chá) de leite de coco light;
1 col. (chá) de gengibre ralado;
2 col. (sopa) de azeite de oliva.

Modo de Preparo.

Cozinhe a abóbora e faça um purê.
Bata no liquidificador as castanhas, a cebola, o alho e o tempero verde e o pão e em seguida misture-os com o purê de abóbora e leve ao fogo para cozinhar, com o azeite e o gengibre.
Quando estiver cozido, desligue o fogo e acrescente o leite de coco.

 MUSSE LIGHT DE CAFÉ

Ingredientes:

1/2 envelope de gelatina em pó sem sabor incolor.
1 colher (sopa) de café solúvel.
1/2 xícara (chá) de água fria.
1 xícara (chá) de água fervente.
1/2 xícara (chá) de leite desnatado.
2 xícaras (chá) de leite em pó desnatado.
1 colher (sobremesa) de adoçante dietético em pó.
 3 claras.

Modo de Preparo:

Hidrate a gelatina na água fria e reserve.
Misture o café com a água fervente e junte a gelatina. 
Leve ao banho-maria para ficar homogêneo, sem deixar aquecer.
Retire do fogo e junte o leite, o leite em pó e o adoçante. 
Mexa bem e leve à geladeira até começar a endurecer.
Retire da geladeira e reserve. 
Bata as claras em neve e incorpore-as com cuidado ao creme reservado. Coloque em taças individuais e leve à geladeira novamente até ficar bem firme.
Retire e decore cada taça com uma colher de creme de leite adoçado com adoçante diet a gosto, e decore com grãos de café.

PETIT SUISSE CASEIRO DIET-LIGHT

Ingredientes

300g de ricota
200ml de leite desnatado
1 colher (sopa) de óleo de canola
1/2 pacotinho de suco em pó sabor morango (light)

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou no mixer.

Curiosidades

Curiosidades sobre “O Livro dos Espíritos”

v  Você sabia que a maior pergunta de “O Livro dos Espíritos” é a questão 394, traduzida para o português com 153 palavras.
v  E que a menor pergunta é a questão número 1 contendo apenas 3 palavras.
v  Ou mesmo que a maior resposta é a da questão 1009, que apresenta quatro mensagens de Espíritos Nobres e a participação final do Codificador.
v  E a menor é a 625, respondida com uma única e insubstituível palavra, Jesus.
v  Segundo Adésio Alves Machado, “O Codificador, segundo a FEB (Federação Espírita Brasileira), não teria numerado a pergunta imediatamente após a 1010, aquela que seria a 1011. Assim sendo, o livro teria 1019 e não 1018”.
v  Para efeitos de esclarecimento, transcreverei a questão 1011, que Kardec teria se esquecido de numerar, e a questão 1019, a última de sua obra. A questão 1011 seria:
1011 – “Assim a igreja, pelo dogma da ressurreição da carne, ensina ela mesma a doutrina da reencarnação?”.
E a pergunta de número 1019 seria aquela que na obra carrega o número 1018:
1019 – “Jamais o reino do bem poderá ter lugar sobre a Terra?”.
Por Nilton Fernandes Brustoloni  Filho.

Amigo, conheça o livro que mostra de onde viemos, porque viemos e para onde vamos.
Muita Paz em Cristo!
Valéria.



Dicas Importantes




1. AS OBRAS BÁSICAS DE ALLAN KARDEC

O Livro dos Espíritos (18 de abril de 1857)
Com 1019 perguntas e respostas e alguns desdobramentos, contém os Princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos, e suas relações com os homens, a leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade (segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec).

O Livro dos Médiuns (1861)
Com o subtítulo de Guia dos Médiuns e dos Doutrinadores, contém o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. São abordados, também, o papel dos médiuns nas comunicações, os lugares mal-assombrados, a formação dos médiuns, as fascinações, as obsessões e as subjugações, mostrando o meio de combatê-las
.
O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864)
Dividido em 28 capítulos, contém a explicação das máximas morais de Cristo, sua concordância com o Espiritismo  e sua aplicação às diversas posições da vida. A regra áurea do livro: "Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da Humanidade".

O Céu e o Inferno (1865)
Ou a Justiça Divina, Segundo o Espiritismo, é um repositório de ensinamentos, altamente rico de detalhes. Contém o exame comparado das Doutrinas sobre a transição da vida corporal para a vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre algumas formas de pena para os Espíritos culposos etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte.

A Gênese (1868)
Com o subtítulo Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo, foi dividido em 4 partes, nos seus 18 capítulos. 
Na primeira parte, trata dos caracteres da Revelação Espírita, a existência de Deus e sua natureza divina, a origem do bem e do mal.
Na segunda parte, que vai do capítulo 4 ao 12, há um exame do papel da Ciência na Gênese. Inclui, também, noções da gênese orgânica e da gênese espiritual. 
Na terceira parte, estuda os milagres do Evangelho segundo o ensinamento dos Espíritos. Aí, inclui estudo profundo sobre os fluidos, sua natureza e propriedade, formação e propriedades do Perispírito, aparições, curas etc.
Na quarta parte, as Predições, são explicados o papel dos profetas na predição do futuro, os sinais precursores dos tempos e a nova geração, onde mostra que o final do ciclo cósmico da Terra, nada tem de milagroso ou sobrenatural, mas tudo decorre das leis naturais.


2. OBRAS COMPLEMENTARES DE ALLAN KARDEC

Obras Póstumas (1890)
Composta pelos amigos de Kardec, que reúnem seus derradeiros escritos e anotações íntimas. Apresenta a profissão de fé espírita racional de Kardec, trazendo, em seu conjunto uma ampla "autobiografia" do mestre de Lyon, o Codificador da Doutrina Espírita. Verifica-se no livro a preocupação de Kardec quanto ao futuro do Espiritismo, sua organização e complementação, especialmente, quando ele se propõe a organizar a Constituição do Espiritismo.

Revista Espírita (1858 - 1869)
É um jornal de estudos psicológicos, em fascículos mensais, redigidos e publicados pelo próprio Kardec. A coleção consta de 12 volumes, resultantes de onze anos e quatro meses de trabalho intensivo. Ela mostra toda a história do Espiritismo, em seu processo de desenvolvimento e propagação. 
De modo geral, a Revista Espírita contém:
a) relato de manifestações físicas e inteligentes de Espíritos, tais como, aparições, ruídos, batidas, materializações, evocações e todas as notícias do Espiritismo, que Kardec resolveu publicar, esclarecendo o público. 
b) o ensino dos Espíritos sobre as coisas do mundo visível e invisível, sobre as ciências, a moral, a imortalidade da alma, a natureza do homem e seu futuro etc.
c) a história do Espiritismo, suas relações com outras ciências, com o magnetismo, com o sonambulismo, a explicação de lendas, crenças populares, mitologia etc.

O Que É o Espiritismo (1859)
Com o subtítulo Noções Elementares do Mundo Invisível, pelas Manifestações dos Espíritos, contém um resumo dos princípios da Doutrina Espírita e resposta às principais objeções que podem ser apresentadas.

Viagem Espírita em 1862 (1862)                        
Anotações dos discursos e instruções particulares dadas aos diversos grupos espíritas durante o período de suas viagens.

 A Obsessão 
Descrição de vários casos de obsessão: O Espírito batedor de Bergzabern, o falso padre Ambroise, o Espírito batedor de Dibbelsdorf etc. Inclui ainda a superstição, o processo para afastar maus Espíritos, a maneira de como se livrar dos Espíritos barulhentos etc.


Pesquisa realizada pelo Conselho Editorial das Organizações Candeia entre estudiosos do Espiritismo, dentre eles inúmeros escritores, alguns dirigentes e todos os presidentes das Federações e Órgãos Estaduais.
Vários autores consagrados se destacaram na pesquisa com diversas citações. É o caso de Arthur Conan Doyle, Carlos Imbassahy, Carlos Toledo Rizzini, César Lombroso, Deolindo Amorim, Divaldo P. Franco, Dora Incontri, Ernesto Bozzano, Francisco Thiesen, Gabriel Dellane, Dr. Jorge Andréa, Hermínio C. Miranda, Dr. Hernani G. Andrade, Ney Lobo, Pedro Granja e Waldo Vieira.


OS DEZ MELHORES DO SÉCULO

Nosso Lar (Chico Xavier / André Luiz)
Paulo e Estevão (Chico Xavier / Emmanuel)
Parnaso de Além-Túmulo (Chico Xavier / Espíritos Diversos)
O Problema do Ser, do Destino e da Dor (Léon Dennis)
Memórias de um Suicida (Yvonne Pereira / Camilo Castelo Branco)
A Caminho da Luz (Chico Xavier / Emmanuel)
O Espírito e o Tempo (José Herculano Pires)
Há 2000 Anos... (Chico Xavier / Emmanuel)
Evolução em Dois Mundos (Chico Xavier / André Luiz)
Missionários da Luz (Chico Xavier / André Luiz)                 

(Org. por Sérgio Biagi   Gregório)

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Fotos


























Frases do Mês






"Reconhece-se o verdadeiro Espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar as suas más inclinações.”
(Allan Kardec)






“Uma mágoa não é motivo pra outra mágoa.
Uma lágrima não é motivo pra outra lágrima.
Uma dor não é motivo pra outra dor.
Só o riso, o amor e o prazer merecem revanche.
O resto, mais que perda de tempo...
é perda de vida.”
(Chico Xavier)

“O espírito nascer em espírito”

“Em verdade, em verdade te digo que
 se alguém não nascer da água e do Espírito,
 não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne,
e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te admires de eu te haver dito:
Necessário vos é nascer de novo.
O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz;
mas não sabes donde vem, nem para onde vai;
assim é todo aquele que é nascido do Espírito.”
(João 3 - Jesus Cristo)


“Dia virá, em que todos os pequenos sistemas, acanhados e envelhecidos, fundir-se-ão numa vasta síntese, abrangendo todos os reinos da ideia. Ciências, filosofias, religiões, divididas hoje, reunir-se-ão na luz e será então a vida, o esplendor do espírito, o reinado do Conhecimento.” 
 (Leon Denis).



Gente da Gente


O valor da Amizade
Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Minha amiga Neuzi (Posso chamá-la assim?), não me perguntes por que te escolhi, entre tantas outras pessoas aparentemente tão mais próximas do que tu! Não me perguntes como nasceu tamanha simpatia. Conhecer-te foi incrível! O importante não foi apenas o dia que te conheci, mas o dia que aprendi a compartilhar com você o seu espaço cultural, seus sonhos e emoções, seus momentos bons em viagens realizadas através do mundo. Já dizia um poeta que “Amizades são feitas de pedacinhos. Pedacinhos de tempo que vivemos com cada pessoa.” Assim, não importa a quantidade de tempo que passamos com cada amigo, mas a qualidade do tempo que vivemos com cada um. Cinco minutos podem ter uma importância muito maior do que um dia inteiro, um mês ou até um ano. O importante é saber aproveitar o máximo cada minuto vivido e ter depois no baú das recordações horas para passar com os amigos, mesmo quando estes estiverem longe dos nossos olhos.
Com a vida, você aprende que o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na sua vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Ter amigos é fundamental em nossas vidas. Por isso agradeço a Deus por pessoas que ocupam um lugar especial em meu coração. Você é uma delas!
Para você, eu ofereço o carinho da minha amizade! Desejo a você que siga viajando, sonhando e distribuindo o melhor que está dentro de você e, o mundo vai lhe agradecer. Muita luz! Que Deus esteja sempre te amparando nas suas viagens, nos momentos bons ou nos momentos difíceis da vida, e que você nunca se esqueça de agradecer, e que tenha sempre muita fé. Que Deus te abençoe amiga!
Valéria, sua mais nova amiga.