quarta-feira, 1 de maio de 2013

Homenagens





“A arte liberta, amplia horizontes e dá sentido à vida.”
(Desconheço o Autor)

Pintura

A pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas.
Em um sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou uma parede (pintura mural ou de afrescos). A pintura a óleo é considerada por muitos como um dos suportes artísticos tradicionais mais importantes; muitas das obras de arte mais importantes do mundo, tais como a Mona Lisa, são pinturas a óleo.
Diferencia-se do desenho pelo uso dos pigmentos líquidos e do uso constante da cor, enquanto aquele se apropria principalmente de materiais secos.
No entanto, há controvérsias sobre essa definição de pintura. Com a variedade de experiências entre diferentes meios e o uso da tecnologia digital, a ideia de que pintura não precisa se limitar à aplicação do "pigmento em forma líquida". Atualmente o conceito de pintura pode ser ampliado para a representação visual através das cores. Mesmo assim, a definição tradicional de pintura não deve ser ignorada. O concernente à pintura é pictural, pictórico, pinturesco, ou pitoresco.

História

A pintura acompanha o ser humano por toda a sua história. Ainda que durante o período grego clássico não tenha se desenvolvido tanto quanto a escultura, a Pintura foi uma das principais formas de representação dos povos medievais, do Renascimento até o século XX.
Mas é a partir do século XIX com o crescimento da técnica de reprodução de imagens, graças à Revolução Industrial, que a pintura de cavalete perde o espaço que tinha no mercado. Até então a gravura era a única forma de reprodução de imagens, trabalho muitas vezes realizado por pintores. Mas com o surgimento da fotografia, a função principal da pintura de cavalete, a representação de imagens, enfrenta uma competição difícil. Essa é, de certa maneira, a crise da imagem única e o apogeu de reprodução em massa.
No século XX a pintura de cavalete se mantém através da difusão da galeria de arte. Mas a técnica da pintura continua a ser valorizada por vários tipos de designers (ilustradores, estilistas, etc.), especialmente na publicidade. Várias formas de reprodução técnica surgem nesse século, como o vídeo e diversos avanços na produção gráfica. A longo do século XX vários artistas experimentam com a pintura e a fotografia, criando colagens e gravuras, artistas como os dadaístas e os membros do pop art, só para mencionar alguns. Mas é com o advento da computação gráfica que a técnica da pintura se une completamente à fotografia. A imagem digital, por ser composta por pixeis, é um suporte em que se pode misturar as técnicas de pintura, desenho, escultura (3d) e fotografia.
A partir da revolução da arte moderna e das novas tecnologias, os pintores adaptaram técnicas tradicionais ou as abandonaram , criando novas formas de representação e expressão visual.

Pintura figurativa e abstrata

Quando o artista pretende reproduzir em seu quadro uma realidade que lhe é familiar, como sua realidade natural e sensível ou sua realidade interna, a pintura é essencialmente a representação pictórica de um tema: é uma pintura figurativa. O tema pode ser uma paisagem (natural ou imaginada), uma natureza morta, uma cena mitológica ou cotidiana, mas independente disto a pintura manifestar-se-á como um conjunto de cores e luz. Esta foi praticamente a única abordagem dada ao problema em toda a arte ocidental até meados do início do século XX.
A partir das pesquisas de Paul Cézanne, os artistas começaram a perceber que era possível lidar com realidades que não necessariamente as externas, dialogando com características dos elementos que são próprios da pintura, como a cor, a luz e o desenho. Com o aprofundamento destas pesquisas, Wassily Kandinsky chegou à abstração total em 1917. A pintura abstrata não procura retratar objetos ou paisagens, pois está inserida em uma realidade própria.
A abstração pode ser, porém, construída, manifestando-se em uma realidade concreta porém artificial. Esta foi a abordagem dos construtivistas e de movimentos similares. Já os expressionistas abstratos, como Jackson Pollock, não construíam a realidade, mas encontravam-na ao acaso. Este tipo de pintura abstrata resulta diametralmente oposta à primeira: enquanto aquela busca uma certa racionalidade e expressa apenas as relações estéticas do quadro, esta é normalmente caótica e expressa o instinto e sensações do artista quando da pintura da obra.

 Técnica

Toda Pintura é formada por um meio líquido, chamado médium ou aglutinante, que tem o poder de fixar os pigmentos (meio sólido e indivisível) sobre um suporte.
A escolha dos materiais e técnica adequadas está diretamente ligada ao resultado desejado para o trabalho e como se pretende que ele seja entendido. Desta forma, a análise de qualquer obra artística passa pela identificação do suporte e da técnica utilizadas.
O suporte mais comum é a tela (normalmente feita com um tecido tensionado sobre um chassis de madeira), embora durante a Idade Média e o Renascimento o afresco tenha tido mais importância. É possível também usar o papel (embora seja muito pouco adequado à maior parte das tintas).
Quanto aos materiais, a escolha é mais demorada e, normalmente, envolve uma preferência pessoal do pintor e sua disponibilidade. O papel é suporte comum para a aquarela e o guache, e eventualmente para a tinta acrílica.
As técnicas mais conhecidas são: a pintura a óleo, a tinta acrílica, o guache, a aquarela, a caseína, a resina alquídica, o afresco, a encáustica e a têmpera de ovo. É também possível lidar com pastéis e crayons, embora estes materiais estejam mais identificados com o desenho.

“Pintar é como viver, não existe tempo, leva uma vida
inteira e nunca esgota a aprendizagem.”
(Desconheço o Autor)
A Expressão da Arte

A arte é a capacidade do homem de criar, transmitindo suas ideias, sensações e sentimentos, utilizando diferentes formas de comunicação.
A arte desenvolve no ser humano a sensibilidade, a imaginação e a percepção, além de propiciar conhecimento artístico, apreciação e reflexão sobre diferentes culturas. Também pode ser conceituada como: criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia) que utilizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura.
O artista precisa da arte e da técnica para comunicar-se. Tanto a arte quanto a ciência parecem estar presentes em todas as fases da sociedade humana. Talvez até tanto quanto as religiões e problemas de sobrevivência imediata. É através da expressão artística que o ser humano desenvolve sua imaginação e criação aprendendo a conviver com seus semelhantes, respeitando as diferenças e sabendo modificar a sua realidade.
Na busca do expressivo, do simbólico, a pincelada pode converter-se em arte, em fonte de emoção e contemplação. Todos nós precisamos nos encantar e este é o papel do Artista Plástico quando retrabalha o belo.
Numa longa ou curta caminhada, todos nós um dia, chegaremos ao fim das nossas jornadas. Todos passarão, deixando suas marcas, algumas serão mais ou menos percebidas, porém algumas pessoas deixarão marcas com brilho e cor.
À minha Tia, a artista plástica Lígia da Silva Ferreira, escolheu o caminho das cores vibrantes e homogêneas, onde ela demonstra o seu talento, sua habilidade e sua técnica, nos brindando com seus belos e interessantes trabalhos. Através da tela e de suas tintas, ela coloca sua emoção, seu inconsciente, o seu mundo interior, desenvolvendo sua sensibilidade, sua paz de espírito, o equilíbrio, entre outras virtudes.
Os quadros aí estão, este é o resultado de um trabalho árduo, longo, prazeroso e de busca. Um trabalho que procura dar o testemunho de sua sensibilidade, emoção, bom gosto, senso estético, senso critico, e convence o nosso coração, nos dando a sensação de estarmos assistindo a um espetáculo intimo e familiar. 
Tia Lígia, você que acreditou no seu sonho, que as bênçãos do Senhor se espalhem sempre por seus caminhos!
Muita luz e Paz em Cristo!
Sua Sobrinha,
Valéria Silva.


















Um comentário:

  1. AMEI, primeiramente vc faz um resumo sobre a história da pintura.Em seguida apresenta a nossa tia ,artista plástica de uma forma bastante interessante .Com suas belas criações .
    Parabéns val pela criatividade e carinho nesta sua homenagem.BJOS Solange Ferrari

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