segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Frases do Mês



“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.” (Carlos Drummond de Andrade).





“Um livro é como uma janela. Quem não o lê, é como alguém que ficou distante da janela e só pode ver uma pequena parte da paisagem.” (Khalil Gibran).






“Guie uma criança pelo caminho que deve seguir e guie-se por ela de vez em quando.” (J. Billings)







“Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única.” (Albert Schweitzer).

Gente da Gente



“A educação sozinha não faz grandes mudanças, mas nenhuma grande mudança se faz sem educação.” (Bernardo Tars)
Professor: Esse Herói Anônimo!
Ser professor é ser emoção.
Cada dia um desafio.
Cada plano um crescimento.
Ser professor é perseverar, pois a profissão é desvalorizada socialmente, mal remunerada e com uma rotina desgastante.
Atualmente, os professores são heróis anônimos, pois trabalham muito e em diversos lugares, e ganham pouco. Apesar de tudo, o professor ainda acredita na sua prática diária, pois tenta buscar dentro dele forças para prosseguir, mesmo com toda pressão, toda tensão, toda falta de tempo. Esse é seu exercício diário.
Ser professor é se alimentar do conhecimento e fazer de si mesmo uma janela aberta para o outro. É aquele que no convívio com os Educandos e na sua prática do dia a dia...
Inspira valores.
Conhece o mundo
Aponta caminhos.
Transforma realidades.
Propicia desafios.
Suscita ideias.
Constrói saberes.
Desperta a curiosidade.
Humaniza a sua prática.
Interage com o outro.
Atua com ética.
Respeita as diferenças.
Enfim, Ser Educador é exercer a mais refinada profissão. É um profissional na arte de melhorar o ser humano, um missionário no desenvolvimento da consciência. É verdadeiramente estar comprometido com as pessoas não somente com o conhecimento, mas acima de tudo com o bom uso desses conhecimentos. É contribuir para o futuro de muitos. O professor consciente da sua importância para o mundo trabalha feliz, e procura dar tudo de si em prol do futuro dos seus alunos. Apesar de saber da sua importância, ele sabe que é mal remunerado, é desvalorizado em sua profissão e sempre encontra péssimas condições de trabalho nas Escolas onde leciona. Mas ele sabe também que ser professor é cumprir uma missão com abnegação. È ser humilde para aceitar. È ser seguro para entender. Enfim, é renunciar um pouco de si a cada dia, não só ensinar, mas também aprender. É construir um mundo melhor e com mais dignidade.
Valéria.











Homenagens



A Doce Magia de Ser Criança

A infância é uma das melhores fases da vida, ela é marcada por muitos sonhos, grandes descobertas e aprendizado. Qualquer pessoa que tenha vivenciado bons momentos durante a infância sente saudade de ser criança. Os melhores anos da vida são os primeiros, afinal, eles oferecem o conforto da casa de nossos pais, as brincadeiras na rua com os vizinhos e as doces aventuras na escola. A arte de ser criança, no futuro, se transforma em uma recordação deliciosa.
Quando a criança começa a entender o mundo, ela constrói o seu próprio universo de fantasias, onde pode ser o que quiser. Afinal, uma criança não tem tantas responsabilidades com o mundo, por isso pode se sentir mais a vontade para brincar e adquirir experiências inesquecíveis.
Ser criança é viajar na imaginação com companheiros irreais e, às vezes, tão reais. O seu tempo é mágico: bruxas, fadas, duendes povoam seus sonhos. Na sua realidade, os brinquedos ganham vida e tanta fantasia, às vezes espanta e ao mesmo tempo encanta! Porque ser criança é habitar no país da fantasia, viver rodeado de personagens imaginários, gostar de quem olha no olho e fala baixo. Enfim, é gostar de brincadeiras, do sonho, do impossível. Criança é saber nada e poder tudo! É a sinceridade nas palavras, nos gestos, nos olhares. É a serenidade do sorriso ingênuo e puro. Ser criança é ver a vida com olhos de inocência, é acreditar que o mundo é um jardim em flor.
Por isso, as crianças precisam de muita presença e atenção! Quanto mais apreciadas, quanto mais atenção tiver, mais querem avançar, ser autônoma, seguir caminhos. Nós, os adultos, devemos começar a prestar mais atenção ao ritmo de nossas crianças ao invés de nos concentrarmos no nosso próprio tempo, nos tornando egoístas, apressados e impacientes. Que a partir de agora, consigamos olhar para elas e perceber que são indivíduos únicos e especiais e que precisam seguir a ordem natural da vida para se tornarem plenas. Que consigamos nos tornar pontes para nossas crianças, aceitando cada uma a condição de guias e não de “donos”. Que consigamos ensiná-las com exemplos, através de atitudes e não de palavras vazias. Que a partir de agora, consigamos nos enxergar com todas as nossas qualidades e defeitos e possamos, assim, aceitar e amar realmente nossas crianças pelo que elas são e não pelo que sonhávamos, e esperávamos que elas fossem. A arte de ser é uma decisão que cabe somente a cada um. É condição intransferível. Quem sabe assim, consigamos ajudar a criar pessoas íntegras e livres para um mundo melhor, com paz, alegria, sinceridade e o mais importante o respeito e os sonhos que as crianças trazem em seus corações puros e Abençoados por Deus, o Nosso Pai e Criador.
Você, Criança aproveite cada dia, cada minuto e cada segundo sendo criança!Porque é Muito Bom Ser Criança!
Valéria.




































Memórias



“Ser criança”
Sonhos revividos, palavras alinhadas. 
Lembranças que são memórias sem papel
Impalpável matéria no peito, cravada.
Desenrolam-se etéreas, num imenso cordel.
Era na linha do trem a maior aventura
Coletando pedrinhas, brincava nos trilhos.
Um clima de festa que vem e perdura.
Traz de volta momentos, em estribilhos.
Família, varanda, cadeira de balanço.
A desenhar nas nuvens passava a vida
Improváveis figuras que já não alcanço
Desfaz - se como a palavra proferida
Muito mais que fotogramas amarelados
São as doces lembranças que trago comigo
Saudosos momentos por mim guardados
Servem-me hoje de força, alento e abrigo.
A infância volta com força à memória
Como carneirinhos que traziam o sono
Revivendo os detalhes dessa historia
Banindo toda a sensação de abandono.
Sentimento esse que nos toma de assalto
Ao ver no mundo a maldade distribuída
Por conta da falta de amor, um preço alto.
E inocentes pagam com a própria vida 
São cenas que interferem no nosso desejo 
De criar poesias que a dor ameniza 
Já que nos impele a aproveitar o ensejo
E em alta voz clamar por justiça
Quanto mais teremos que esperar?
E quantas “Isabellas” ainda vão morrer?
Para que possamos nos conscientizar
Que só o amor tem que prevalecer
E retendo memórias que vem aludir
Com a força resoluta que no peito vai
Queria ser menina se pudesse pedir.
E estar segura na forte mão do meu pai.
 Glória Salles

Amigos,

“Não julguem para não serem julgados”
Buscamos a verdade no caso Isabella Nardoni e esperamos que seja feita justiça.
Somos solidários a Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella, em sua imensa dor!
Nunca podemos julgar a vida dos outros, porque cada um sabe da sua própria dor.
Muita Luz a Ana Carolina e Paz em Cristo!      
Valéria.