terça-feira, 1 de outubro de 2013

Cantinho da Val


Olá amigos!
Hoje em dia com a correria do dia a dia muitos pais não conseguem se fazer tão presentes. Porém o que não se pode esquecer é a comunicação, a demonstração de afeto, o estar junto. Este mês trago uma mensagem que emociona e demonstra o quanto é forte a ligação entre pais e filhos.
Bom proveito!
Reflitam!
Valéria.

Era uma reunião numa escola. A diretora incentivava os pais a apoiarem as crianças, falando da necessidade da presença deles junto aos filhos. Mesmo sabendo que a maioria dos pais e mães trabalhava fora, ela tinha convicção da necessidade de acharem tempo para seus filhos.
Foi então que um pai, com seu jeito simples, explicou que saía tão cedo de casa, que seu filho ainda dormia e que, quando voltava, o pequeno, cansado, já adormecera. Explicou que não podia deixar de trabalhar tanto assim, pois estava cada vez mais difícil sustentar a família. E contou como isso o deixava angustiado, por praticamente só conviver com o filho nos fins de semana.
O pai, então, falou como tentava redimir-se, indo beijar a criança todas as noites, quando chegava a casa. Contou que a cada beijo, ele dava um pequeno nó no lençol, para que seu filho soubesse que ele estivera ali. Quando acordava, o menino sabia que seu pai o amava e lá estivera. E era o nó o meio de se ligarem um ao outro.
Aquela história emocionou a diretora da escola que, surpresa, verificou ser aquele menino um dos melhores e mais ajustados alunos da classe. E a fez refletir sobre as infinitas maneiras que pais e filhos têm de se comunicarem, de se fazerem presentes nas vidas uns dos outros.O pai encontrou sua forma simples, mas eficiente, de se fazer presente e, o mais importante, de que seu filho acreditasse na sua presença.
Para que a comunicação se instale, é preciso que os filhos “ouçam” o coração dos pais
ou responsáveis, pois os sentimentos falam mais alto do que as palavras. É por essa razão que um beijo, um abraço, um carinho, revestidos de puro afeto, curam até dor de cabeça, arranhão, ciúme de irmão, medo de escuro, etc.
Uma criança pode não entender certas palavras, mas sabe registrar e gravar um gesto de amor, mesmo que este seja um simples nó.
E você? Tem dado um nó no lençol do seu filho?
Por Eloi Zanetti.

Queridos amigos!
O quanto é importante essa questão da comunicação, do afeto, do carinho, do diálogo com os filhos. Claro que devemos nos policiar, e ter um tempo especial para nossos filhos, mas quando não for possível o melhor é conversar, dar afeto, poder ter certeza que o coração se abre e entende.
E você tem dado o nó no lençol de seus filhos?
Um forte abraço!
Velho Sábio!











Culinária











HAMBÚRGUER DE MACARRÃO INSTANTÂNEO

INGREDIENTES
400 ml de água
1 pacote de macarrão instantâneo sabor galinha (ou sabor de sua preferência)
2 hambúrgueres grelhados
2 fatias de queijo
2 folhas de alface
2 fatias de tomate

MODO DE PREPARO

Numa panela coloque 400 ml de água e leve ao fogo médio até ferver. Adicione 1pacote de macarrão instantâneo sabor galinha com o sachê de tem
Pero e cozinhe por 6 minutos. Retire do fogo.
Em 4 potinhos individuais (9,5 cm de diâmetro) forrados com filme plástico, coloque metade de macarrão instantâneo cozido, pressione levemente, formando um disco. Cubra  com filme plástico e leve à geladeira para firmar (cerca de 30 minutos). Retire os potinhos da geladeira, desenforme e retire os filmes plásticos.
Numa frigideira antiaderente untada com manteiga, coloque os discos de macarrão instantâneo e leve ao fogo médio até dourar ( 2 minutos de um lado), com uma espátula, vire os discos de massa, com cuidado, para dourar do outro lado e deixe mais 2 minutos. Retire do fogo. Sobre um disco de massa coloque 1 hambúrger grelhado, 1 fatia de queijo, 1 folha de alface, 1 fatia de tomate e cubra com outro disco de massa formando um sanduíche.
 Sirva em seguida com catchup e mostarda.

VARIAÇÕES DA RECEITA

No lugar de macarrão instantâneo coloque: Batata Amassada – Cozinhe 300 g de batata com casca, descasque e amasse. Tempere com sal e pimenta do reino moída a gosto. Depois modele nas mãos formando  discos ou use um aro (7cm de diâmetro e 1cm de altura). Empane na farinha de trigo, ovos batidos e farinha de rosca e frite até dourar.
ALFACE – grelhe o hambúrguer e faça a montagem do lanche dentro de uma folha de alface.
COGUMELO – modele a carne do hambúrguer crua, nas mãos, e coloque dentro de um shitake. Em uma frigideira quente, grelhe o hambúrguer, com a carne virada para baixo e o shitake por cima até o hambúrguer ficar dourado. Monte seu lanche.

Rendimento: 2 porções.
Reprodução: Site Mais Você / Foto: Daniela Meira.










PIZZA ESPECIAL

 INGREDIENTES

1kg de farinha de trigo
5g de açúcar
20g de sal
30g de fermento fresco
2 colheres (sopa) de margarina
1 ovo
200ml de leite
200g de inhame cozido e batido com 1 xícara (chá) de água (no liquidificador)
+/- 50ml de água
1 colher (sopa rasa) de óleo.

MODO DE PREPARO

Numa tigela coloque a farinha de trigo, o açúcar e o sal e misture bem. Adicione o fermento fresco, a margarina, o ovo, o leite e o inhame e misture bem. Acrescente, aos poucos, a água e sove a massa até desgrudar das mãos. (Obs.: é importante colocar a água aos poucos para que a massa não fique muito mole). Coloque o óleo e amasse.
Com uma faca corte a massa do tamanho desejado (250g de massa para pizza média, 300g de massa para pizza família e 450g de massa para pizza gigante) e faça bolinhas. Coloque-as numa fôrma e pincele óleo (para a massa não ressecar). Deixe descansar por 30 a 40 minutos, coberta com um pano seco em um local não muito frio. (Obs.: Para fazer as mini-pizzas, abra a massa com um rolo e com um cortador ou boca de um copo corte discos, pincele óleo e coloque-os numa fôrma para descansar por 30 a 40 minutos).
Numa superfície lisa coloque uma bolinha de massa e com um rolo, abra bem até ficar da espessura desejada. Coloque a massa aberta numa fôrma levemente untada com óleo e deixe descansar por 20 a 30 minutos cobertos com um pano seco. Leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 5 minutos. Abra as outras bolinhas repetindo o mesmo procedimento.
Retire as massas do forno, coloque a cobertura que desejar e leve ao forno novamente para assar.

Dicas

Para fazer a massa com espinafre, substitua o inhame por ½ maço de espinafres cozido e  batido com ½ xícara (chá) de água.
Para a massa com batata, substitua o inhame por 200g de batata cozida com 1 xícara (chá)  de água.
Para a massa com mandioca, substitua o inhame por 100g de mandioca cozida e batida com 1 xícara (chá) de água.

Reprodução: Site Mais Você / Paulo Afonso, de Niterói / RJ.












CHOCOCREME


INGREDIENTES

2 latas de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa cheias) de chocolate em pó
1 lata de creme de leite com soro
1 vidro de leite de coco (200ml)
1 envelope de gelatina em pó sem sabor, hidratada e dissolvida em 4 colheres (sopa) de água

MODO DE PREPARO

Numa panela coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó, leve ao fogo médio e cozinhe até dar ponto de brigadeiro consistente (10 minutos). Reserve.
Num liquidificador coloque o creme de leite com soro, o leite de coco e a gelatina e bata bem. Acrescente o brigadeiro (reservado acima) e bata por mais 5 minutos.
Em taças coloque o creme (feito acima) e leve à geladeira por cerca de 3 horas. Decore e sirva em seguida.

Reprodução: Site Mais Você / Foto: Daniela Meira.











DOIS BRIGADEIROS

INGREDIENTES

1 lata de leite condensado
4 ovos
1 lata de creme de leite
450 ml de leite
1 colher (chá) de baunilha
400 g de chocolate meio amargo picado
1 pacote de pão de forma sem casca
Chocolate granulado a gosto (para polvilhar)

MODO DE PREPARO

1- Num liquidificador coloque a lata de leite condensado, os ovos, a lata de creme de leite, o leite e a baunilha e bata até obter um creme homogêneo. Reserve este creme branco. 2- Em banho-maria derreta o chocolate meio amargo picado e misture em 1 xícara (chá) do creme branco reservado. 3 - Numa fôrma retangular (35 cm X 25 cm), coloque um pouco do creme branco no fundo, depois faça uma camada com pão de fôrma sem casca, coloque outra camada de creme branco, outra camada de pão de fôrma sem casca e despeje o restante do creme branco. Sobre este creme branco espalhe o creme misturado com chocolate e cubra a fôrma com papel alumínio. 4- Leve ao forno a 180 graus, pré-aquecido, em banho-maria, por 40 minutos. 5- Salpique chocolate granulado a gosto, deixe esfriar e leve para a geladeira por 4 horas. Corte e sirva.

Reprodução: Site Mais Você.














SORVETE FÁCIL

INGREDIENTES

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
Gelatina (qualquer sabor).

MODO DE PREPARO

Faça a gelatina normalmente e não leve a geladeira.
Depois de pronta, ainda quente, coloque no liquidificador com o leite condensado e o creme de leite.
Bata bem.
Depois leve ao congelador em um refratário tampado para não formar blocos de gelo.
Depois de congelado,retire do congelador e bata na batedeira para ficar cremoso.
Volte para o congelador.
Está pronto, um sorvete fácil, prático e gostoso.

Fonte: Tudo Gostoso.

Olá amiguinhos!
Surpreendam-se com essas deliciosas receitas.
Mão na massa e na sobremesa é claro!          












Curiosidades

VOCÊ SABIA?
Que as formigas não dormem? Elas apenas andam mais devagar, assim algumas formigas descansam enquanto as outras trabalham. Elas são muito fortes e carregam coisas de até 50 vezes o seu peso.


CONHEÇA A AVE QUE NÃO VOA: O AVESTRUZ
É a maior ave que existe, mas ela não voa. Suas asas servem de proteção e ajudam a se equilibrar quando corre. Ele gosta muito do calor, sua comida preferida é o besouro. Essa ave é tão fominha, que costuma colocar a cabeça em buracos para procurar mais comida.


TODO ELEFANTE GOSTA DE LAMA?
A tromba do elefante serve para sentir cheiros, se defender, sugar água, pegar, transportar alimentos. Gosta de viver em grupos, são muito unidos, se algum deles se machucar, o grupo só prossegue quando ele estiver recuperado. Eles tomam banhos de lama para formar uma camada protetora na pele contra o sol e as picadas de mosquitos. Apesar de ser grossa, sua pele é muito sensível.


JACARÉS E CROCODILOS NÃO MASTIGAM SUAS PRESAS
Apesar da queixada poderosa, e de toda aquela dentadura aparentemente afiada, jacaré e crocodilo não podem morder ou mastigar. Arrancam a carne das presas aos pedaços e os engolem por inteiro. É a razão pela qual ficam entorpecidos e indefesos durante largo tempo, até que o estômago tenha conseguido digerir a refeição.

Fonte: WWW.cancaonova.com


Dicas Importantes



Obesidade Infantil

17 dicas para ajudar seu filho a controlar a Obesidade Infanto-Juvenil

Alguns pais não se conscientizam de si mesmos e de sua situação de peso e não conseguem analisar o do filho. Observe o seu comportamento e o de seu filho em relação à alimentação;

Fixe o horário das refeições, pois a prática ensina disciplina às crianças e evita o consumo de lanches e guloseimas fora de hora: já dissemos que o ideal são seis refeições diárias e evitar as beliscadas fora desses horários;

Não imponha dietas restritivas, principalmente nas crianças menores. Em fase de crescimento, o caminho é a reeducação alimentar: comer de tudo um pouco (alimentos saudáveis) e em quantidades adequadas;

Ignore o velho hábito de fazer o filho raspar o prato. Isso costuma provocar a perda da saciedade na criança, ou seja, ela deixa de ter o próprio limite de saturação;

Evitar muitas brincadeiras na mesa: é hora de seriedade, evitar fazer aviãozinho. Muito mimo é sinônimo de muita manha;

Não ceder ao primeiro “não gosto disso”: a criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. Cada um pode comer o que quiser, mas pelo menos, experimentar não custa nada;

Substituir refeições: não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre;

Não faça da comida uma forma de recompensa ou moeda de troca. Exemplo: oferecer um sorvete se o filho sair bem na escola ou comer toda a salada. “Coma toda a sopa para ganhar a sobremesa”. Passa a ideia de que tomar sopa não é bom e que a sobremesa é que é o máximo;

Não ameaçar castigos para quem não cumpre o combinado: “se não comer a salada, não vai ganhar presente”. Isso somente vai aumentar o ódio que a criança sente das saladas;

Não subestime o poder de compreensão dos pequenos. Negar uma guloseima pode virar um “drama” para eles, mas só no início. A criança sem limites vai abusar das calorias e das guloseimas. Mesmo os adolescentes devem ser incentivados a ter apenas um dia por semana e situações em que podem ser mais liberais;

 Evitar tornar a ida a uma lanchonete um “programão”: a comida de casa fica meio sem graça;

Servir sempre a mesma comida: a criança só toma iogurte, então passa o dia todo tomando iogurte. Vai enjoar, vão faltar nutrientes, vão faltar fibras;

O processo de reeducação alimentar costu ma ser mais longo em crianças. Não tenha pressa. O ideal é começar retirando aos poucos os alimentos que engordam;

Incentivem seus filhos a praticarem esportes ou atividades físicas. Dê preferência principalmente às modalidades individuais no início, porque existem alguns constrangimentos, como gozações e piadinhas dos colegas, além da pressão para um bom desempenho;

Procurar conforme a disponibilidade ajuda de profissionais multidisciplinares como: médico, nutricionista, psicólogo e orientador de atividades físicas;

Toda a família deve apoiar e auxiliar no seu tratamento, evitando insistir no preparo de alimentos inadequados e não ridicularizando suas atitudes e esforços;

Dar o exemplo: as crianças e muitas vezes ainda os adolescentes seguem os exemplos e os hábitos dos pais. Não adianta mandar tomar sucos e somente beber refrigerantes. Orientar dietas e atitudes saudáveis e fazer diferente disso;

Aos pais, que sirvam de bons exemplos para os filhos! Esta é uma herança que não depende da sociedade, mas do equilíbrio e do bom-senso. Que a família assuma seu papel de grande educadora em meio propício ao desenvolvimento da mente, moral e corpo saudáveis.

Fonte: www. receitasparaemagrecer.com.br





















Fotos