quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Cantinho da Val


Tolerância: Caminho de Paz!?

Ser tolerante é um permanente desafio! Tolerar embora pareça complicado é fundamental e imprescindível nos dias atuais. Mas, como conseguir desenvolver essa virtude diante de tanta agressividade entre os homens? Cultivar a tolerância é um passo importante para um mundo de paz. Quando você tolera e trata as pessoas que querem tirar a sua paz de maneira normal, é como se fosse um aviso de que ela está agindo errada. Não devemos perder nosso equilíbrio, mas agir com serenidade e calma, pois um dia essa pessoa verá o quanto estava errada e somente ela poderá se modificar. Para enfrentar situações que gostaríamos de mudar e aceitar pessoas que gostaríamos que fossem diferentes são atitudes que exigem crescimento, paciência e tolerância. Sempre achamos que seríamos mais felizes “se ele mudasse”, ou “se eu tivesse um emprego melhor” ou “se eu tivesse um salário mais digno”. Ainda assim, temos dentro de nós a semente da felicidade. Basta sermos tolerantes com tudo para brotar essa semente. Sugiro uma reflexão sobre a tolerância, pois refletir a respeito é necessário para que possamos analisar os pequenos detalhes dentro deste mundo cada vez mais globalizado no qual as sociedades se tornam mais diversas e a tolerância desempenha um papel central e importante na convivência entre as pessoas. Que tal aceitarmos o desafio de construir uma sociedade pacífica? Aproveitemos para fazermos uma avaliação pessoal: qual o meu grau de tolerância de tudo e de todos? Será que permitimos o erro das pessoas ou sempre queremos que tudo aconteça conforme os nossos planejamentos? Pare para pensar e analise os relacionamentos no seu dia a dia. Mas, faça esse bem a você mesmo! Desejo que haja cumplicidade. Que o entendimento aconteça no olhar. Que haja tolerância e muita paciência. Que os defeitos de um, não ofusquem o do  outro. Que a rotina não seja cruel. Que o abraço seja sempre conforto. Que as vontades caminhem de mãos dadas. Que as diferenças e distâncias só sirvam para aproximar. E, principalmente, que a fé e o amor sejam a salvação para todos os dias e que possam todos se lembrar de que somos irmãos!
Muita Luz e Paz em Cristo!
Valéria.






Culinária



CHUCHU AO MOLHO BRANCO

INGREDIENTES

2 chuchus
½ l de leite
2 colheres de sopa de amido de milho (maisena)
1 cebola
1 maço de cebolinha
2 colheres de manteiga
Queijo branco cortado em fatias finas
Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Cozinhe os dois chuchus na pressão por 15 minutos.
Deixe esfriar e corte em fatias finas.
Em panela média doure a cebola e a cebolinha picadas na manteiga.
Misture o amido de milho no leite frio e despeje na panela aos poucos, mexendo sempre para não empelotar.
Adicione sal a gosto e mexa até engrossar.
Em uma forma alterne as camadas de molho, chuchu e queijo fatiados e leve ao forno até derreter o queijo.

Fonte: Tudo Gostoso.

ARROZ À GREGA

INGREDIENTES

3 xícaras de arroz
6 xícaras de água
1 caixa de passas
Queijo parmesão ralado
5 colheres de ervilha
Manteiga
Óleo
Pimentão, cebola, salsa, cebolinha verde e cenoura
Sal

MODO DE PREPARO

Leve uma panela ao fogo com água, sal e um pouco de óleo.
Quando a água ferver, coloque o arroz lavado e escorrido.
Mexa o suficiente, diminua o fogo e deixe a água secar.
Aí então, retire o arroz do fogo, tampe bem e deixe por mais algum tempo até ficar completamente pronto. À parte, leve uma caçarola ao fogo com manteiga e aí frite as passas e as ervilhas.
Jogue, em seguida, em uma travessa grande.
Junte a cebolinha verde, a cenoura, o pimentão, a cebola – cortados em pequenos pedaços – a salsa e o parmesão.
Junte, por fim, o arroz cozido, misturando tudo cuidadosamente.

Fonte: Tudo Gostoso

PERU TEMPERADO COM CHAMPAGNE

INGREDIENTES

1 Peru
2 litros de leite

Para Temperar

1 garrafa de champagne
4 dentes de alho picados
1 cebola grande, cortada em rodelas
2 folhas de louro
1 colher(sobremesa) de pimenta do reino
½ xícara (chá) de azeite
1 ½ xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de mostarda
1 copo (americano) de água
1 colher (sopa) de molho inglês
Suco de um limão grande

Para Assar

Manteiga
Fatias de Bacon

Para a Farofa

100 g de manteiga
1 xícara (chá) de nozes picadas
½ xícara (chá) de uvas passas escuras
½ xícara (chá) de uvas passas brancas
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Lave bem o peru e deixe de molho no leite por duas horas. Depois desse tempo, lave e seque.

Para Temperar

Tempere com champagne, alho, cebola, louro, pimenta, azeite, óleo, mostarda, água, molho inglês e suco de limão. Deixe por duas horas.

Para Assar

Quando for assar, passe a manteiga, cubra o peito do peru com fatias de bacon, prendendo as pontas com palito. Cubra com papel alumínio e leve para assar pó 1h e 30 min. Mais ou menos em forma a 190ºC.
Retire o papel alumínio, deixando o papel somente nas pontas das asas e nas pontas das coxas (para não queimar). Leve ao forno para dourar. Vá regando com o caldo do cozimento de vez em quando. Deixe por mais 1h aproximadamente.

Para a Farofa

Aqueça a manteiga. Junte as nozes, as uvas passas, e deixe por mais ou menos 3 min. Misture a farinha de mandioca e acerte o sal.

Fonte: Mais Você de Ana Maria Braga.

DOCE DO PRÍNCIPE

INGREDIENTES

2 xícaras (chá) de açúcar
1 copo (tipo americano) de água
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
10 gotas de baunilha
4 ovos inteiros batidos
1 xícara (chá) de leite
1 lata de leite condensado
Canela em pó para povilhar.

MODO DE PREPARO

Numa panela em fogo médio, coloque 2 xícaras (chá) de açúcar até formar uma calda
 ( tipo caramelo, de 12 a 15 min.).
Tome cuidado para não queimar para não amargar.
Acrescente 1 copo (tipo americano) de água e deixe dissolver o açúcar.
Junte 1 colher (sopa) de manteiga sem sal, 10 gotas de baunilha, 4 ovos inteiros batidos, mexa bem e deixe-os cozinhar nesta calda por cerca de 3 min.
Acrescente 1 xícara (chá) de leite e 1 lata de leite condensado.
Deixe apurar até ficar em ponto de  colher (mais ou menos 25 min.).
Despeje numa taça e polvilhe canela em pó ou sirva com queijo branco.

HISTÓRIA DO DOCE

Dom Pedro I tinha uma amante em Santos (litoral de SP), a Marquesa de Santos. Todas as tardes, ele ia namorar e as mucamas faziam esse doce para ele naquela cidade. Ele adorava, mas como é um doce forte, feito a base de ovos e leite, não pode ser comido quente. No dia 7 de setembro de 1822, ele estava no Castelo da Marquesa de Santos e comeu o doce quente, pois precisava retornar rápido para São Paulo. Nas margens do rio Ipiranga, ele precisou parar por causa de uma dor de barriga (por ter comido o doce quente). Nesse momento, chegou às suas mãos a carta de Dom João VI e ele teve que proclamar a independência do Brasil. Ah, essa história é verídica!

Fonte: Mais Você de Ana Maria Braga.

Curiosidades



CURIOSIDADES SOBRE O REFRIGERANTE

O refrigerante é uma bebida rica em corantes e conservantes que contém grande quantidade de açúcar. Mas e daí? Quem resiste à coca-cola bem gelada?

No mundo inteiro, por ano, são consumidos em média 89.8 litros de refrigerante por pessoa. Só nos USA são consumidos aproximadamente 49.78 bilhões de litros por ano. No Brasil são 14.33 bilhões.

A Coca-Cola detêm 60% do mercado de refrigerantes a nível mundial. A Pepsi 25% e outras marcas juntas possuem 15%. No Brasil, a Coca-Cola possui 57.7% do mercado, contra 10.2% da Ambev.

Lançado em 1871, o primeiro refrigerante com marca registrada, foi o Lemon’s Superior Sparkling Ginger Aleã. A primeira Coca-Cola foi vendida em 8 de maio de 1886, em Atlanta.

A primeira linha de refrigerantes industrializados lançada no Brasil, foi em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A linha incluía a Limonada Gasosa, o Guaraná Cyrilla e a Água Tônica de Quinino.

A Coca-Cola é a única empresa nos USA legalizada para importar a planta da Coca.

94% das pessoas do mundo reconhecem a marca Coca-Cola. É a marca mais conhecida do mundo.

No mundo, 1 bilhão de produtos Coca-Cola são consumidos todos os dias e 10.450 refrigerantes Coca-Cola são consumidos por segundo.

Para tentar competir com a Coca-Cola, a Pepsi tem criado ao longo dos anos inúmeras variedades de refrigerante, como por exemplo: Pepsi White (com sabor de iogurte), Pepsi Ice Cucumber (sabor pepino). Pepsi Samba (manga e tamarindo). Pepsi Summer Chill (sabor maçã). Christmas Pepsi (aromatizado com canela, noz moscada e cacau). Aqui no Brasil, no Estado do Paraná, existe o refrigerante Gengibirra, com sabor de gengibre. Recentemente na Índia, um grupo anunciou o refrigerante de urina de vaca.

21% de todo o açúcar consumido na dieta americana, vem dos refrigerantes.

Em pesquisa de 2009, no Brasil 27.9% das pessoas consomem refrigerantes regularmente.

A data de validade em latas varia de três para as versões diet e light e de seis meses para as versões tradicionais de refrigerantes. Já nas garrafas PET, o prazo de validade corresponde à metade do tempo.

Um refrigerante Diet possui ausência total de alguma substância em sua fórmula. Um refrigerante Light, por sua vez, possui redução mínima de 25% de alguma substância em sua fórmula. O termo Zero é, na verdade, um padrão que indica ausência de açúcar.

Fonte: Erro 500 




Dicas Importantes



DICAS INTERESSANTES DE LIMPEZA 

Rolo Adesivo pode ser usado para limpar rapidamente o interior de sua bolsa.

Retire pequenas manchas da camurça esfregando uma lixa de unhas em toda área manchada.

Coloque uma caixa aberta de bicarbonato de sódio junto de seus lençóis e toalhas para afugentar o mofo.
.

Para remover manchas de alimentos difíceis das tábuas de corte de madeira ou plástico, corte um limão ao meio, esprema sobre a superfície suja, esfregue e deixe descansar por 20 minutos antes de enxaguar. A melhor parte? Você vai ter uma casa que cheira a limão em vez de produtos químicos.

Para limpar uma pintura a óleo, esfregue suavemente um pedaço de pão branco por cima para remover a poeira ou sujeira.

Para tirar resíduos que ficam no fundo de vasos de flores encha com água, adicione dois comprimidos de antiácido efervescente, deixe descansar por alguns minutos, esfregue e enxague.

Fotos