terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Cantinho da Val


A ESCOLHA É SUA!
Um dia você acorda sorrindo a toa,
No outro algo tenta te tirar do prumo logo cedo,
Cabe a você decidir o que te faz bem, o que é melhor para si mesma.
Altos e baixos sempre existiram, a vida é assim...
Mas cabe a você decidir o que fazer.
A vida é cheia de obstáculos. Que prazer teria a vida, se fosse o contrário? O que torna a vida interessante é o prazer que se tira quando se destrói os obstáculos que se encontra pelo caminho. A vida não seria uma escola se tudo fosse conseguido facilmente. A vida é uma escola que nos ensina constantemente, com os nossos erros e com as nossas experiências. Os erros cometidos servem para nos mostrar o caminho da verdade, faz-nos conhecer as pessoas que nos rodeiam e faz-nos crescer como seres humanos.
Seja responsável. Não culpe os outros pelos seus problemas, não seja oportunista. Quem tem um pouquinho de bom senso percebe que podemos viver em harmonia, respeitando direitos e deveres. Acredite em um mundo melhor: coragem, honestidade, sinceridade, fé, esperança são virtudes gratuitas que dependem de seu esforço e comprometimento com sua honra e caráter. Não espere recompensas por estas virtudes, tenha-as por consciência de seu papel dentro do processo.
Tenha humildade, faça o bem. Trabalhe e não tenha medo de errar, com humildade se aprende, fazer o bem atrairá o bem para você mesmo e trabalhando valorizarás o suor de teu esforço para alcançar os teus objetivos.
Busque a verdade. Tenha uma posição realista frente aos obstáculos, uma atitude positiva diante da vida. Defenda, participe, integre-se à luta pacífica pela justiça, paz e amor: um mundo justo é pacífico!
Lembre-se que a hora seguinte será o reflexo da hora atual.
O dia de amanhã trará os resultados do dia de hoje.
É assim que vamos construindo a nossa felicidade ou a nossa desdita, de acordo com a nossa livre escolha, com nosso livre-arbítrio. Pense nisso!
Muita Luz e Paz pra todos!
Valéria.











Culinária



A maratona do carnaval exige cuidados especiais com a saúde para aproveitar ao máximo a folia e prevenir doenças as quais os foliões estão mais expostos. Mas é sempre bom informar-se sobre como aliar toda essa euforia do carnaval e estação quente de verão a uma alimentação saudável. Aqui vão algumas receitas leves e práticas para você curtir os dias de Momo com bastante saúde. Mão na massa e tenha Um Excelente Carnaval!

 PENNE-PELÔ

INGREDIENTES

4 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 dentes de alho picados
1 vidro pequeno de cogumelos, cortados em lâminas (100g)
2 abobrinhas médias picadas (600g)
2 envelopes de “Sazón” legumes
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de vinho branco seco
4 colheres (sopa) de azeitonas verdes em rodelas
3 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados
4 colheres (sopa) de extrato de tomate
Meia colher (chá) de sal
Meia xícara (chá) de água
250g de macarrão tipo penne, cozido.

MODO DE PREPARO

Em uma frigideira média, coloque 2 colheres (sopa) de azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte o alho e refogue rapidamente, até dourar. Acrescente os cogumelos, a abobrinha e 1 envelope de “Sazón” legumes, e refogue por mais 5 minutos. Adicione o suco de limão e o vinho e cozinhe, em fogo médio, por 2 minutos. Junte as azeitonas, os
Tomates, o extrato de tomate, o sal e o “Sazón” restante e deixe cozinhar por 5 minutos, ou até que a abobrinha esteja macia. Acrescente a água e misture bem. Retire do fogo e reserve. Disponha o macarrão em uma travessa, regue com azeite restante e com o molho de legumes e sirva em seguida, polvilhado com queijo parmesão ralado a gosto.

ESPECIAL PORTA BANDEIRA

INGREDIENTES

4 colheres (sopa) de óleo
1 cebola em gomos
600 gramas de coxão mole cortado em iscas
3 xícaras (chá) de água
2 envelopes de “Sazón” carne
200g de ervilha torta cortada em 3 partes iguais
1 cenoura grande, cortada em rodelas
1 tomate grande, sem pele e sem sementes, picado

MODO DE PREPARO

Numa panela de pressão, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 5 minutos. Acrescente a carne e frite por cerca de 15 minutos, ou até que o líquido formado seque e a carne fique dourada. Adicione 2 xícaras (chá) de água e o “Sazón” carne e cozinhe, em fogo médio, por aproximadamente 20 minutos, após o início da fervura. Junte a ervilha, a cenoura, o tomate e a água restante, e deixe cozinhar, em fogo médio, na pressão, por mais 10 minutos. Retire do fogo e sirva acompanhado de arroz branco.

MELANCIA COLOMBINA

INGREDIENTES

1 xícara (chá) de água
Casca fina de 1 limão
Suco de 1 limão
4 sticks de “Mid Sugar”
3 xícaras (chá) de polpa de melancia (450g)
2 claras em neve.

MODO DE PREPARO

Em uma panela pequena, coloque a água, a casca e o suco de limão, e deixe ferver em fogo alto por 5 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar completamente. Retire a casca do limão e adoce com o “Mid Sugar”. Transfira para o copo do liquidificador, junte a polpa da melancia e bata até que fique homogêneo. Coloque em um refratário raso, cubra com filme plástico e leve ao freezer por cerca de 1 hora ou até que fique semi congelado, ou seja, com alguns cristais de gelo. Misture as claras em neve, delicadamente, e volte ao freezer por mais 2 horas, ou até que esteja congelado. Desenforme e transfira para um saco plástico próprio para alimentos. Bata com o auxílio de um martelo até obter cristais menores. Porcione em tacinhas e sirva imediatamente.

REFRESCANTE FOLIA

INGREDIENTES

1 colher (sopa) de gengibre picado (10g)
5 xícaras (chá) de água gelada
1 envelope de refresco “Mid” sabor limão.

MODO DE PREPARO

No copo do liquidificador, coloque o gengibre, a água e o refresco “Mid”, e bata por 1 minuto ou até ficar homogêneo. Coe com o auxílio de uma peneira e transfira para uma jarra. Sirva em seguida com pedras de gelo.

Curiosidades



O carnaval é a festa mais esperada do ano aqui no Brasil. São quatro dias de muita festa e também há desocupados quem diga que o ano só começa depois do carnaval. 
Então vamos conferir 15 curiosidades sobre o carnaval que você não sabia.

PRIMEIRO BLOCO DE CARNAVAL
O primeiro bloco organizado brasileiro foi o Congresso de Sumidades Carnavalescas, fundado pelo escritor José de Alencar em 1855. Nessa época, a folia era vinculada às elites. Os desfiles eram luxuosos, compostos por carros bem ornados, mulheres bonitas e grupos musicais estruturados.

REI MOMO
O primeiro Rei Momo foi instituído pelo jornal carioca A Noite, em 1933. O eleito foi o músico Sílvio Caldas, que, por sinal, era magérrimo. Atualmente, um comitê escolhe o monarca da folia com base em quesitos como desembaraço, sociabilidade, facilidade de expressão, simpatia e espírito carnavalesco.

MARQUÊS DE SAPUCAÍ
A Marquês de Sapucaí foi construída entre 1983 e 1984, em apenas 120 dias. Gigante, ela tem cerca de 680m de comprimento por 13,5m de largura.

CAMAROTES
Os preços dos camarotes da Sapucaí são bastantes salgados. O mais barato custa em torno de R$ 18 mil e o mais caro, R$ 77 mil!

MENOR TAPA SEXO
A modelo Dani Sperle usou o menor tapa sexo que já passou pela Avenida. Ele tinha somente 3 cm.

DERCY GONÇALVES
Dercy Gonçalves foi a mulher mais velha a desfilar com os seios à mostra. Na época, ela tinha 84 anos.

Ô ABRE ALAS
Ô Abre Alas, de Chiquinha Gonzaga, é a primeira canção composta especificamente para o carnaval.

CERVEJA
Durante as comemorações carnavalescas, muitos litros de cerveja são consumidos. Em Salvador, no último carnaval, os foliões beberam 10 milhões de litros.

MICARETA
A principal festa de carnaval fora de época brasileiro é a micareta, regada de axé music. Entretanto, não foi o Brasil que a inventou. A festa vem da França do século XV, onde era conhecida como “mi-carême” (“meio da quaresma”). O evento acontecia durante 40 dias de penitência impostos pela Igreja Católica.

1º MICARETA BRASILEIRA
A primeira micareta brasileira ocorreu no início do século XX, em Jacobina, interior da Bahia. O nome “micareta” surgiu em 1935, depois de um plebiscito feito pelo jornal “A Tarde”. Fora da Bahia, a primeira que se tem notícia é a Micarande, realizada em Campina Grande, na Paraíba, em 1989.

ABADÁ
O abadá, roupa usada pelos micareteiros, tem sua origem na cultura afro-brasileira. Os abadás eram as vestimentas usadas nas celebrações do candomblé. Mais tarde, o termo passou a designar a roupa dos capoeiristas.

MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA
O Mestre Sala e a Porta Bandeira são remanescentes dos antigos ranchos, grupos anteriores à escola de samba. Essa tradição chegou a São Paulo no ano de 1935.

SALGUEIRO
Em 1969, o Salgueiro anunciou o enredo “Bahia de todos os deuses”. Os torcedores entraram em desespero, pois dizia-se naquela época que enredos sobre a Bahia davam azar. As crenças foram por água abaixo. O Salgueiro foi a Campeã!

MARCHINHAS DE CARNAVAL
As marchinhas de carnaval surgiram como ritmo executado prioritariamente nos salões cariocas do final do século XIX. Elas tiveram sua ascensão ao mesmo tempo em que a classe média aumentou a sua participação nos carnavais de rua.

1ª MARCHINHA DE CARNAVAL
A MARCHINHA Jardineira foi composta em 1938 e apareceu na comédia musical “Banana da Terra” (1939), que tinha no elenco Carmen Miranda, Oscarito e Emilinha Borba. Seu compositor, Benedito Lacerda, era flautista e policial militar. Humberto Porto, que também assina a composição, era estudante de Medicina.
Fonte: Tô na Folga.





Dicas Importantes



DICAS GERAIS PARA UM BOM CARNAVAL
A maratona do carnaval exige cuidados especiais com a saúde para aproveitar ao máximo a folia e prevenir doenças as quais os foliões estão mais expostos.
Lembre-se:
Tenha sempre em mãos as famosas camisinhas. Prevenir é melhor do que remediar, pois a alegria do Carnaval deve durar para sempre.
Beba muita água e mantenha seu corpo hidratado. Isto pode ajuda-lo a aproveitar melhor a festa.
Nunca misture bebidas destiladas com fermentadas. Como bom folião, o melhor é estar bem todo o tempo e aproveitar tudo ao máximo.
Se estiver na praia ou na piscina, use filtro solar e não fique o tempo todo no sol. A noite espera por você cheio (a) de energia.
Evite nadar após algumas cervejas e drinques. Água e bebida nunca combinam.
Nunca dirija alcoolizado, pois sua vida vale ouro.
Beba com moderação. Evite brigas e em caso de complicações, procure ajuda; se necessário procure ajuda médica. Verifique antecipadamente na cidade onde estar quais os serviços médicos que se encontram de plantão no Carnaval.
Tome cuidado com as drogas.
Evite usar lança-perfume, além de ser proibido, em certos casos podem acontecer arritmias ou outras doenças.
Fonte: boasaude.com

Amigos,
O Carnaval se aproxima. Manifeste com atitude e bom senso sua alegria.
Tenha Um Feliz Carnaval! Brinque com Moderação e Muita Paz no Coração!
Vamos abrir Alas pra Alegria e Amor ao Próximo!
Muita Luz para Todos!
Valéria.









Fotos












Frases do Mês



“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.”
(Albert Schweitzer)


“Quem alimenta um animal faminto, alimenta a própria alma.”
(Charlie Chaplin)


“Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?”
(Guimarães Rosa)


“Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se reorganizem, os amigos devem ser amigos para sempre, mesmo que não tenham nada em comum, somente compartilhar as mesmas recordações.”
(Vinícius de Moraes)

Gente da Gente



 JOSÉ MÁRIO CHAVES: AUTOR DO HINO DO GALO DA MADRUGADA
Um ano após a fundação daquele que viria a ser o maior bloco de carnaval do mundo, a diretoria do Clube sentiu a necessidade de criar uma música própria cuja letra transmitisse ao folião a mensagem principal do Galo: convocar a todos, como num canto matinal, a participarem da folia que voltara às ruas do Recife.
 Assim, no ano de 1979, procurado pela diretoria do clube e incumbido de realizar tal missão, o professor José Mário Chaves criou aquela que seria a música tema do maior manifestação carnavalesca do planeta. “O Hino do Galo começou com esse pedido: fazer uma música que retratasse, realmente, o que era o Galo da Madrugada e chamar o folião, mostrando que a festa começava muito cedo”, lembra o compositor.
O resultado, todos já conhecem: um clássico que ultrapassou as décadas e mantém-vivo até hoje, 33 anos após sua primeira gravação. O Hino do Galo já foi interpretado por diversos artistas pernambucanos, entre eles Alceu Valença, na voz do qual a música ficou mais conhecida.

Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada
Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada

A manhã já vem surgindo,
O sol clareia a cidade com seus raios de cristal
E o Galo da Madrugada
Já está na rua, saudando o Carnaval

Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada
Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada

As donzelas estão dormindo
As cores recebendo o orvalho matinal
E o Galo da Madrugada
Já está na rua, saudando o Carnaval

Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada
Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada

O Galo também é de briga
As esporas afiadas e a crista é coral
E o Galo da Madrugada
Já está na rua, saudando o Carnaval.

Fonte: Internet.