terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Homenagens



GALO DA MADRUGADA: BLOCO DE CARNAVAL MAIS FAMOSO DO BRASIL NASCEU HÁ 37 ANOS
Nascia em 1978, no Bairro São José, no Recife, aquele que viria se tornar o maior e mais famoso bloco de Carnaval do mundo: o Clube de Máscaras Galo da Madrugada. Criado por moradores da região e comandado por Enéas Freire, o grupo queria resgatar o caráter popular e democrático do carnaval de rua da capital pernambucana, já que na época os espaços e participantes da folia se tornavam cada vez mais restritos por vários blocos e passarelas. Naquele ano o Galo saiu com apenas 75 integrantes, acompanhados por uma banda de frevo de 22 integrantes. A ideia, porém, tinha dado certo, e no carnaval seguinte foram 350 pessoas que acompanharam o bloco. Ao longo da década de 80 o clube não parou de crescer e viu multiplicar para a casa dos milhares o número de pessoas que brincavam sob seu símbolo. Por isso, em 1984, as orquestras de frevo foram para cima de caminhões, para apenas dois anos depois serem colocados em trios elétricos.
O GALO FICA GIGANTE
Em 1991, menos de quinze anos depois de sua fundação, o Galo arrastou pelas ruas do centro do Recife e nada menos do que um milhão de foliões e em 1994 entrou para o Guiness Book com um recorde de um milhão e meio de brincantes. A fama do bloco continuou a crescer exponencialmente, contando sempre com a participação de grandes cantores brasileiros e valorizando a música pernambucana. Em 2012, no percurso de cinco quilômetros percorridos ao som de 25 trios elétricos, a prefeitura do Recife contabilizou dois milhões de foliões, embalados pelas vozes de artistas como Alceu Valença, Fafá de Belém e Elba Ramalho. Em 2013, o bloco, que sempre sai aos sábados de Carnaval, celebra a inclusão do frevo na lista dos Patrimônios Imateriais da Humanidade da Unesco. Para isso, o gigantesco galo de 23 toneladas e 27 metros de altura que se ergue em meio aos milhões de foliões foi coroado como rei do ritmo pernambucano. Escritor de clássicos como a Pedra do Reino e O Auto da Compadecida foi homenageado pelo maior bloco carnavalesco do mundo com o tema Frevo no Auto do Reino de Ariano em 2014 quando o clube comemorou 36 anos de sua fundação
O compositor Carlos Fernando é o escolhido para ser homenageado pelo Galo da Madrugada. A agremiação fez o anúncio do tema “Asas da América, Asas para o Frevo”.
Fonte: Bandfolia.

Amigos,
Todos os anos, os foliões recifenses acordam mais cedo, aos sábados, para reverenciar e participar do maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada. É sempre um show de talento, alegria e criatividade. O Galo da Madrugada anuncia também, pontualmente às 9h, que estão nas ruas “para animar o carnaval”, como diz o famoso hino da agremiação. O frevo é o ritmo da festa e o povo pernambucano se junta aos milhares de turistas e juntos sempre curtem um Galo da Madrugada magistral e contagiante. Excelente Carnaval a Todos! Brinquem com responsabilidade!  Muita Luz e Paz!
Valéria.











Nenhum comentário:

Postar um comentário