quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Val Recomenda



Livro: O Arroz de Palma
Autor (a): Francisco Azevedo
Editora: Record
Gênero: Romance
Ano da Obra: 2013
Nº de Páginas: 361
Sinopse:
Primeiro romance a tratar da imigração portuguesa para o Brasil no século XX, este livro narra a saga de uma família em busca de um futuro melhor, superando todas as dificuldades. Nos cem anos em que acompanhamos a vida desta família, irmãos brigam e fazem as pazes. Uns casam e são felizes, outros se separam. Os filhos ora preocupam, ora dão satisfação. Tudo sempre acompanhado pelo arroz jogado no casamento dos patriarcas da família, em 1908, e que serve de fio condutor a esta história.

Amigos,
A história “O Arroz de Palma” mistura elementos quase fantasiosos (como o arroz de 100 anos que não se estraga e faz milagres pela família), tudo o que se passa é muito verdadeiro, muito real, coisas que acontecem com todo mundo, e nas melhores famílias Só posso dizer que ela me fez rir, chorar e ir longe com a imaginação. Uma das frases mais repetidas do livro é que “família é um prato difícil de preparar”, e cada argumento dado para justificar essa citação é válido. Aliás, o livro é um prato cheio para quem gosta de guardar frases que tocam! Várias me pegaram de jeito, como essas: “Não existe “família à Oswaldo Aranha”, “família à Rossini”, “família à Meunière” ou “família ao Molho Pardo” – em que o sangue é fundamental para o preparo da iguaria. Família é afinidade, e a “Moda da Casa”. “Só levo comigo o que a alfândega da mente deixar passar”. “todo ser inanimado passa a ter alma no momento em que se lhe imprime afeto. As coisas também aspiram a uma existência sensível”. “ Jovens, queremos o impossível, e isso é bom, porque o desatino nos dá preparo físico e fôlego para a realização dos nossos sonhos. Adultos, aprendemos aos poucos a nos contentar com o possível – o sucesso possível, a saúde possível, a beleza possível, a ousadia possível – e isso é bom, porque a moderação nos vai ensinando o desapego necessário para, chegada a hora, podemos deixar a vida que é vigorosa e linda demais”, “Destrambelhada Família, Sagrada Família”, e muitas outras mais... Só por essas linhas já deu para sentir um gostinho do que é “O Arroz de Palma”? Nunca tinha grifado (aliás, copiado, pois o livro me foi emprestado) tanta coisa em / de  um livro, por isso fiz questão de dividir. Livro maravilhoso e leitura bastante prazerosa! Vale conferir! Boa Leitura!
Valéria.

Filme: Minha Mãe È Uma Peça 2
Dirigido por César Rodrigues
Elenco: Paulo Gustavo, Herson Capri, Mariana Xavier  e grande elenco.
Gêneros: Comédia.
Nacionalidade: Brasileira
Ano: 2016
Sinopse:
Dona Hermínia está de volta, desta vez, rica, depois que passou a apresentar um bem sucedido programa de TV. Porém, na sequência de Minha Mãe É Uma Peça – O filme, a personagem superprotetora vai ter que lidar com o ninho vazio, afinal Juliano e Marcelina resolvem criar asas e sair de casa. Para balancear, Garib, o primogênito, chega com o neto. E ela vai receber uma longa visitinha da irmã Lucia Helena, a ovelha negra da família, que mora há anos em Nova York.

Amigos,
O filme tem muita qualidade e o protagonista tem carisma e espontaneidade, pois sua interpretação é verdadeiramente engraçada. A atuação também tem seus momentos delicados e emocionantes, uma qualidade que eu não via na comédia recente do cinema nacional, um lindo retrato da família dele, o Paulo Gustavo tem controle total de sua comédia e se garante, pois é carismático, engraçado e maravilhoso, é um filme pra rir do começo ao fim. O talento e o humor dele são indiscutíveis. Vale conferir!
Valéria.

CD/ DVD: Frevos de Rua: “Os Melhores do Século” – Volume 1
Faixas:
Vassourinhas (Tema e Improviso).
Último dia.
Duda no frevo.
Relembrando o Norte.
Carabina.
Freio a óleo.
Nino, o Pernambuquinho.
Lágrimas de Folião.
Envenenado.
Eu e Você.
Folias da Madrugada.
Luzia no frevo.
Frevo da Meia-Noite.
Gostosão.
Picadinho.
Vassourinhas (Tema).

Amigos,
Este CD se propõe a ser, como afirma o título, uma coletânea dos, se não os melhores, ao menos dos mais conhecidos frevos de Pernambuco. Pra quem gosta de frevo é tiro certo. Ouçam! Vale conferir! E Um Ótimo Carnaval!
Valéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário