terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Cantinho da Val


O Carnaval chegou!
O melhor de tudo nesta época é ver a alegria estampada no rosto das pessoas, que parecem até não se lembrarem dos problemas do dia a dia. Tudo é alegria, festa e muitas cores. Clima que contagia até os meros observadores da “bagunça”. De Norte a Sul, nosso país se prepara para mergulhar na folia, onde tudo é permitido. Ninguém nestes dias se preocupa com o amanhã. Depois vêm as dívidas, os abortos (gravidez não desejada), as doenças sexualmente transmissíveis e bate aquele arrependimento. O Brasil e o mundo estão repletos de problemas. Todos os dias ouvimos e/ou assistimos. Mas será que por isso o povo deve deixar de se alegrar nesta época tão esperada? Não! A folia, brincadeira ou diversão é histórica e nesta época de carnaval sempre por motivo de segregação sempre há os que amam e os que “odeiam” (ou seria melhor dizer não gostam?) este evento.  Sempre fiz parte do segundo grupo, ignorando quase sempre e solenemente os Carnavais de toda a minha vida, apesar do frevo, seu ritmo peculiar, me agradar desde há um bom tempo. Viva, enfim, o carnaval da melhor maneira que conseguir, como uma festa sagrada da vida e da loucura passageira, para que, no restante do ano, consiga deixar sua loucura lá, ”domesticada”, a espera da próxima festa. Mas, que bom é saber que dezenas de milhares de jovens aproveitam os dias de carnaval para participar de acampamentos e retiros espirituais onde cuidam do seu crescimento nos relacionamentos cristãos e em sua vida de Fidelidade a Cristo e compromisso com Ele. Como dizia um inesquecível e célebre escritor: “Bem aventurados os que fazem o carnaval, os que não fogem nem se recolhem, mas enfrentam as noites bárbaras e acesas, bem aventurados os gladiadores e Césares e Chiquitas e Baianas, e que a vida depois lhes seja leve na volta do sonho em que se esbaldam!” (Rubem Braga).
Como não faço parte dos bem aventurados, estou curtindo ou uma praia de forma tranquila, ou lendo um bom livro, ou curtindo os amigos. Só volto quando o carnaval terminar!
Amigos,
Bom Carnaval!
Bom descanso!
Valéria.








Culinária


Especial de Carnaval: Que tal esquentar os tamborins levando à mesa alguns pratos típicos das cidades brasileiras onde o carnaval é cheio de Axé e Alegria? Confira os pratos típicos das cidades da folia!

QUICHE DE ALHO PORÓ

INGREDIENTES

Massa:
1 xícara e ½ de farinha de trigo.
100 gramas de margarina.
½ lata de creme de leite sem soro.
1 colher de chá de sal.
1 colher de chá de fermento em pó.

Recheio:
2 colheres de sopa de manteiga.
1 colher de sopa de cebola.
2 colheres de sopa de farinha de trigo.
300 ml de leite.
2 gemas.
½ pacote de queijo ralado.
½ lata de creme de leite sem soro.
2 alhos poró.
½ xícara de cebolinha verde.
Temperos a gosto.

Cobertura:
2 claras.
3 colheres de sopa de queijo ralado.
Queijo para polvilhar.

MODO DE PREPARO

Em um recipiente, coloque a farinha (reserve um pouco), a margarina ou manteiga, creme de leite (sem soro), o sal e o fermento.
Misture com as mãos (neste momento, se necessário, utilize a farinha reservada).
Sove sobre a superfície levemente enfarinhada.
Deixe descansar por 10 minutos (opcional).
Distribua a massa em uma assadeira redonda nº 25 (não precisa untar).
Fure com auxílio de um garfo toda a superfície.
Leve ao forno 200º graus por 10 minutos (pré-asse a massa)
Retire do forno e espalhe o recheio e sobre ele a cobertura.
Polvilhe com queijo ralado.
Leve novamente ao forno pré-aquecido 200º graus por aproximadamente 15 a 25 minutos.

Recheio:
Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola.
Coloque a farinha e mexa.
Junte o leite aos poucos, sempre mexendo, até engrossar.
A seguir, adicione o sal, pimenta, gemas, creme de leite, queijo ralado, cebolinha ou salsinha e o alho poro fatiado e aferventado previamente.
Misture.

Cobertura:
Na vasilha da batedeira coloque as claras e bata em neve.
Desligue.
Adicione o queijo ralado e misture com auxílio de uma colher.
Dica: Substitua o alho poro por abobrinha, palmito ou escarola.

Fonte: Cátia Valério.

PANQUEQUINHAS DE CLARA

INGREDIENTES

9 claras
75g de fécula de batata
150ml de água
½ colher (chá) de pimenta tabasco
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) de óleo.

Recheio

Carne moída refogada.
Queijo com presunto.

MODO DE PREPARO

Numa tigela coloque 9 claras, 75 g de fécula de batata e 150 ml de água, ½ colher (chá) de pimenta tabasco, sal e pimenta-do-reino a gosto e com um batedor de arame bata bem. Enquanto mexe retire a espuma que se forma com uma escumadeira. Reserve esta massa. Aqueça uma frigideira antiaderente untada com óleo e despeje uma porção da massa (feita acima) forrando o fundo. Doure de um lado (+/- 1 minuto), retire com uma espátula, reserve e cubra com um pano. Repita o mesmo procedimento até terminar a massa. Coloque uma porção de recheio em cada disco de massa e enrole formando uma panqueca. Sirva em seguida com o molho de sua preferência.
Fonte: Mais Você / Ana Maria Braga

SORVETE DE CHOCO COM PIMENTA

INGREDIENTES

1 ½ litro de leite
300ml de leite
120 g de açúcar
140g de cacau em pó
120 g de pastilhas de chocolate amargo
5 pimentas dedo de moça picadinhas.

MODO DE PREPARO

Numa panela coloque 1 ½ litro de leite, 300 ml de creme de leite e 120 g de açúcar e leve ao fogo médio para aquecer. Quando atingir a temperatura de 50°C adicione 140 g de cacau em pó e 120 g de pastilhas de chocolate amargo e misture bem até derreter. Coloque a mistura num pote e leve ao freezer até endurecer (+/- 4 hs). Coloque a mistura (congelada) no liquidificador e bata bem até formar um creme. Leve novamente ao freezer até endurecer. Repita o mesmo procedimento mais 3 vezes. Coloque 5 pimentas dedo de moça picadinhas, bata com um mix e sirva em seguida.
Fonte: Andrea Panzacchi (especialista em sorvetes)
PINA COLADA
INGREDIENTES
1 e ½ doses de rum de suco de abacaxi
3 doses
1 dose de leite de coco
1 dose de leite condensado
6 pedras de gelo.

MODO DE PREPARO

Coloque os ingredientes em ordem em uma coqueleteira.
Bata por aproximadamente 10 segundos.
Enfeite um copo com calda de chocolate e um pedaço pequeno de abacaxi.
Por cima coloque coco ralado.

Fonte: Pedro Rafael.


Curiosidades



Todos os anos, o carnaval do Brasil chama a atenção do país e claro, do mundo todo. Com as cores, alegria, fantasias e diversão, não seria diferente. Mas além de participar de toda essa festa, que tal conhecer mais sobre ela? Conheça agora 10 curiosidades sobre o carnaval.

Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.

O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo.

Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.

A palavra "carnaval" está relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.

A Igreja Católica se opunha a estes festejos pagãos, mas, em 590 d.C., decidiu reconhecê-los. Exigiu, porém, que o dia seguinte (Quarta-Feira de Cinzas) fosse dedicado à expiação dos pecados e ao arrependimento.

Muita gente acha que o Rio de Janeiro sempre viveu do Carnaval, mas foi somente em 1963, quando a agremiação do Salgueiro desfilou o enredo sobre Chica da Silva, é que os quatro dias da folia entraram definitivamente no calendário turístico da cidade maravilhosa.

Em 1855 houve aquele que foi considerado o primeiro desfile de Carnaval. Uma comissão de intelectuais formou um bloco chamado “Congresso das Sumidades Carnavalescas”. Os participantes foram até o palácio de São Cristóvão pedir para que a família real assistisse ao desfile. Dom Pedro II aceitou o convite. A polícia do Rio de Janeiro autorizou o desfile de blocos pelas ruas em 1889.
O carnaval sempre acontece durante quatro dias (que precedem a quarta–feira de cinzas).
Em 1890, Chiquinha Gonzaga compôs a primeira música especificamente para o Carnaval, "Ô Abre Alas!". A música havia sido composta para o cordão Rosa de Ouro que desfilava pelas ruas do Rio de Janeiro durante o carnaval.

O desfile das escolas de samba de São Paulo adquiriu relevância ao passar a ser transmitido pela Rede Globo para todo o país, exceto no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Fonte: Mundo DSE.






Dicas Importantes



DICAS PARA A SEGURANÇA DAS CRIANÇAS NO CARNAVAL

As fantasias devem ser leves e de tecidos arejados. Tenha cuidado com objetos e acessórios pontiagudos.
Cuidado com lantejoulas, pois se soltam com facilidade.
Se for fazer pintura no rosto, os pais devem procurar tintas específicas para essa parte do corpo e voltadas para o público infantil.
Cuidado com as máscaras, principalmente as de material sintético, podem impedir a respiração.
Ao estourar bexigas e balões, as crianças podem engolir os pedaços pequenos de borracha.
Fonte: ONG Criança Segura.




DICAS PARA A SEGURANÇA DOS FOLIÕES NO CARNAVAL

A importância do uso da camisinha, SEMPRE!
Diga Não as bebidas e direção.
Sem drogas no carnaval!
Blitz Carnaval da Paz!






Amigos,
Vamos curtir o carnaval com muita alegria, segurança, e acima de tudo, responsabilidade.
Feliz Carnaval pra todos!
Muita Paz, Harmonia e Amor... Sempre!
Valéria.


Fotos














Frases do Mês



“Adormeci e sonhei que a vida era alegria; despertei e vi que a vida era serviço; servi e vi que o serviço era alegria.” (Rabindranath Tagore)



“O bem viver passa pela solidariedade, mas não pela conivência. Pela cordialidade, não pela permissividade, pois não raro quem cala consente.” (Dimos Iksilara)









Da Paz Interior
“O sossego interior, se queres atingi-lo,
Não deixes coisa alguma incompleta ou adiada
Não há nada que dê um sono mais tranquilo
Que uma vingança bem executada.”
(Mário Quintana)




“Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação.” (Madre Teresa de Calcutá)

Gente da Gente



MÚCIO CATÃO
(In Memoriam)
Maquiador nasceu no Rio Grande do Norte, em 19 de março de 1923 e morreu na mesma data do seu nascimento, em 1985.
Detentor de mais de 30 prêmios nas passarelas dos bailes de carnaval dos Clubes Internacional e Português, entre muitos.
Fundador dos concursos de Fantasias do Recife, foi considerado Hors Concurs dentre todos os seus concorrentes.
Possuidor de extrema sensibilidade, tinha em suas criações carnavalescas a simplicidade de um grande artista, utilizando sempre materiais de baixo custo e uma grande dosagem de criatividade.
Sua característica marcante foi a caracterização de personagens da história como: Ghandi, Lincoln e Santos Dumont.
Fonte: Fundação Joaquim Nabuco.