quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Vídeo



“PELA SEDE APRENDEMOS A ÁGUA”
Vocês sabem?
Que todos nós somos criaturas de água. Ela compõe:
60% do nosso corpo.
70% do nosso cérebro.
80% do nosso sangue.
Podemos manter-nos quase um mês sem comer...
Mas o nosso corpo pode sobreviver apenas uma semana sem água!
A mesma água que existia sobre a terra há milhares de milhões de anos existe ainda hoje. Ela cobre quase a totalidade da Terra, mas unicamente 3% é potável. Menos de 1% de água é acessível para consumo. Por outras palavras... Menos de 0.007% de toda a água sobre a Terra é potável. Vocês sabem? Que 3 quartos de toda a água que entra em vossa casa... é utilizada nas sanitas. Uma só lavagem na máquina consome 151 litros. 10 minutos na duche gasta 189 litros. Lavar os dentes sem fechar a torneira 15 litros.
Uma crise de água se prepara se prepara. No século XX, a população mundial triplicou. Na metade deste século, vai haver mais 3 mil milhões de habitantes, ou seja, mais de 10 mil milhões ao todo. A maioria nascerá em países que já têm problemas de aprovisionamento. O que é que isto quererá dizer respeitante a utilização da água?
O reservatório de Los Angeles pode sustentar as necessidades de 4 milhões de pessoas.
El Paso e San Antonio pode não ter falta de água entre 10 a 20 anos.
No Centro da Flórida poderá faltar em menos de 5 anos. Vocês sabem?
Milhões de pessoas vivem com menos de 11 litros de água por dia.
O americano médio utiliza cerca de 160 galões de água por dia.
25 milhões de refugiados se deslocaram devido à água contaminada. É mais do que aqueles que se deslocaram devido a zonas de guerra.
1 a 3 pessoas não têm acesso a instalações sanitárias adequadas.
1 em 5 pessoas não tem acesso a água potável saudável e sem perigo.
Segundo as Nações Unidas, uma criança morre todos os 15 segundos de doenças ligadas a água não potável. A emergência de uma falta de água no planeta torna-se bastante séria. Dizem que a água irá faltar muito antes do petróleo. O excesso de bombagem de água subterrânea, em vários países, está praticamente esgotada. Isto poderá originar baixas significativas na produção de cereais... o que levará a uma falta de alimentação e aumento dos preços.
A China já se encontra com deficiências na produção de sementes. A mesma coisa para a Índia, Paquistão e o Egito. O nosso problema de água está a tornar-se num problema de fome. O que é que tudo isto quer dizer? É um planeta que tem sede. A indústria tem sede... A agricultura tem sede... Nós temos sede... É tempo de dar a água uma segunda oportunidade. Utilizai-a o menos possível. Tenha sempre isso presente. Agora, vocês conhecem – A SEDE.

Por Emily Dickinson.






Nenhum comentário:

Postar um comentário